Um dos motivos que levam as empresas serem bem-sucedidas é investir na sua estruturação organizacional. Aquelas que não fazem bem esse dever de casa, costumam encontrar muitas dificuldades em se manter competitivas no mercado.

Em geral, apresentam problemas em atender as demandas dos clientes, contratar funcionários no momento certo, desenhar planos de carreira que satisfaçam os colaboradores e escolher bons líderes.

Portanto,

criar a estrutura organizacional da sua empresa é essencial para determinar o crescimento do seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre como você pode realizar este objetivo de forma prática e eficiente, garantindo um ambiente de trabalho propício para alcançar os resultados que a empresa precisa.

O que é estruturação organizacional

A estruturação organizacional é a forma como uma empresa está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos.

Nesse contexto,

a maneira como os colaboradores estão alocados dentro da empresa, com a sua divisão de setores, cargos e tarefas, é chamada de estrutura organizacional.

Ela abrange todos os níveis hierárquicos da empresa, determinando a relação entre líderes e seus liderados.

Essa organização deve ser pensada considerando o estilo da empresa, o setor de atuação e os objetivos do empreendedor. Estruturas organizacionais diferentes acabam influenciando na cultura organizacional como um todo.

Uma estruturação organizacional bem realizada permite que o empresário tenha uma visão mais ampla da distribuição dos recursos de cada setor e de como a empresa caminha para atingir objetivos estratégicos.

4 dicas para realizar a estruturação organizacional da sua empresa

Existem diversos tipos de Estruturação Organizacional, cada uma com suas vantagens, benefícios e características próprias.

Como não é possível usar uma abordagem apenas que se aplique a todas as empresas, você precisa identificar qual o modelo de estrutura organizacional é mais compatível com seu negócio.

Para ajudar na criação da sua estrutura organizacional, separamos algumas dicas a serem seguidas:

1 – Entenda as necessidades do seu negócio

Esse é o primeiro passo na estruturação organizacional da empresa. Quais são as necessidades do seu negócio?

Pode parecer complicado, mas, você pode começar identificando como será a hierarquia de cargos na sua empresa.

Essa escolha vai depender do seu segmento de negócio, das atividades desenvolvidas pela empresa, os produtos ou serviços oferecidos, objetivos a serem atingidos e da cultura organizacional.

Analisar esses fatores permitirá um direcionamento melhor na estruturação organizacional.

2 – Escolha o tipo de estrutura organizacional

A estrutura organizacional mostra a relação entre empregados e seus líderes, bem como as responsabilidades de todos os recursos da empresa. Basicamente, existem dois modelos de estruturação organizacional:

Estrutura vertical

Este modelo costuma ser adotado por empresas que possuem processos de trabalho, regras e procedimentos a serem seguidos, e que prefira manter uma visão mais conservadora.

O poder é mais centralizado, tendo a sua representação máxima no CEO, que se encontra no topo da estrutura e, abaixo dele, estão as divisões com os respectivos diretores, que comandam os gerentes, e assim por diante, até chegar aos departamentos mais baixos.

Na verticalização, a relação entre líderes e liderados é bem definida. Neste caso, as decisões são tomadas em níveis hierárquicos, tornando a estrutura mais rígida e a comunicação, potencialmente, mais lenta.

Esta estrutura é mais comum em empresas com muitos funcionários e que necessite de uma padronização de produção, como é o caso de metalúrgicas, construtoras e fabricantes de veículos, por exemplo.

Estrutura horizontal

Já no modelo de organização horizontal as pessoas são agrupadas com base em conhecimentos similares, ocasionando a maior cooperação entre as pessoas de uma mesma área.

Por exemplo, agências de publicidade, empresas de TI e startups, em geral, costumam adotar esse modelo, incentivando a participação dos funcionários e criando um ambiente mais colaborativo.

Para essas empresas, que valorizam a criatividade e a informalidade, é necessária uma estrutura organizacional mais flexível, que, de certa forma, não separe os colaboradores por setores, mas sim integre todos em projetos.

3 – Invista em uma comunicação eficiente

A comunicação interna é fundamental para a estruturação organizacional da sua empresa. Seja qual for o modelo que você escolher, vertical ou horizontal, é importante que sua base de comunicação seja eficiente.

Por exemplo, os colaboradores devem ter consciência de que, mesmo não respondendo diretamente aos outros setores, é importante saber o que acontece neles e como o trabalho deles depende ou reflete no seu.

Isso fará com que os funcionários busquem soluções para possíveis problemas ou, até mesmo, consigam prever aqueles que vão ocorrer, gerando um hábito de prevenção e controle interno.

Para isso, é necessário investir em uma boa comunicação, abrangendo notícias, novidades e feedbacks, deixando claro que o objetivo de todos deve ser o mesmo da empresa.

Isso evitará problemas como a mensagem do presidente da empresa chegar totalmente modificada até os colaboradores, como se fosse um telefone sem fio.

Ou o contrário, quando um CEO não consegue receber as notícias, novidades e feedbacks dados pelos clientes.

4 – Planeje a demanda de trabalho

Com os passos anteriores realizados você conseguirá ter um planejamento de demandas mais bem definido. Isso permitirá desenvolver a coleta e análise de dados referentes às áreas de logística e contratação da empresa.

Um bom organograma contribui para o desempenho dos colaboradores, o controle de estoque e outras ações mais técnicas e de gerenciamento da empresa.

Assim, se torna mais fácil determinar a necessidade de contratar novos colaboradores ou se é necessário treinamento, refletindo na produtividade e resultados da empresa.

Em suma

Agora é com você.

Ter uma estrutura organizacional desde o início da empresa é fundamental para ter uma visão mais clara e objetiva da cultura organizacional que você pretende implementar.

No entanto,

nada impede que você possa alterar e melhorar a estrutura da sua empresa que já possui anos de mercado.

É sempre necessário ajustar sua estrutura organizacional para o estilo da sua empresa. Analisar a possibilidade de adotar algumas características de cada modelo tornará seu negócio único e, com certeza, mais eficiente.

Gostou do post? Comente aqui embaixo o que achou.