Gestão de Riscos

Atualmente muitas empresas realizam suas funções do dia a dia sem pensar e efetuar uma gestão de riscos eficaz. Com isso, muitas ameaças passam despercebidas pelos colaboradores nas tarefas diárias, o que pode gerar impactos futuros na organização.

Mas afinal, como implementar a gestão de riscos?

Primeiramente, o que é um risco?

Podemos definir um risco basicamente como a combinação da probabilidade de um acontecimento e de suas consequências. O risco está presente em todos os eventos do dia a dia, podendo impactar uma empresa tanto positivamente quanto negativamente.

É válido ressaltar que um risco pode apresentar várias causas e gerar um ou mais impactos. As condições de riscos podem incluir diversos aspectos, como o ambiente da organização, o modo como as atividades são executadas e gerenciadas e os recursos utilizados nos processos.

O que realmente importa é que estes riscos sejam identificados e analisados, buscando um gerenciamento eficaz.

A Gestão de Riscos

Através da análise dos processos, o gerenciamento permite que os gestores enxerguem as eventualidades e elaborem estratégias para reduzir a probabilidade, ou evitar totalmente a ocorrência de problemas futuros.

Portanto, o gerenciamento de riscos trabalha com a incerteza, visando identificar problemas e oportunidades potenciais antes que ocorram, com o objetivo de potencializar eventos positivos e reduzir os impactos dos negativos.

A Gestão de Riscos proporciona um acréscimo de valor nas atividades da organização, e deve estar em constante aperfeiçoamento para que seja aplicada à estratégia da empresa de forma correta e eficiente.

Estabelecendo uma Gestão de Riscos Eficaz

Existem vários modelos aplicáveis para gerenciamento de riscos e o método utilizado varia de acordo com a realidade organizacional de diferentes empresas.

No entanto, é unânime que todos os riscos devem passar por etapas de identificação, descrição e tratamento, independente das possíveis variações. Além disso, é extremamente importante que se conheça detalhadamente a organização em questão.

A implementação da gestão de riscos em empresas deve ser considerada como uma mudança cultural benéfica. Os líderes devem encorajar seus liderados a terem um comportamento adequado para gerenciar riscos, para que todo o pessoal aceite o desafio de administrá-los.

A mudança cultural caracteriza-se pela necessidade de uma disseminação grande dos conceitos e importância das ferramentas utilizadas pela organização para a Gestão de Riscos, com intuito de torná-la parte do dia a dia dos colaboradores.

Alguns recursos são necessários para implementação efetiva, como dar suporte e conhecimento aos responsáveis pelo gerenciamento dos riscos, incorporar o treinamento em gestão de riscos nos programas de desenvolvimento dos colaboradores, integrar as questões de gestão de riscos no planejamento dos negócios e coordenar a interface entre gerenciamento de riscos e garantia da qualidade.

A gestão de riscos dá oportunidade para gerentes e colaboradores, em todos os níveis, melhorarem seu desempenho continuamente. No entanto, estas melhorias devem ser mensuráveis, de forma a se tornarem tangíveis e poderem ser comunicadas a todas as partes envolvidas, para que haja uma motivação contínua da organização.

Conclusão

Os riscos estão em toda a parte e a grande questão é a forma como as empresas os identificam, avaliam, controlam e financiam. Não há dúvidas de que aqueles que gerem melhor os seus riscos ganham uma grande vantagem competitiva no mercado.

A Gestão de Riscos possibilita maior senso do negócio e proporciona inúmeros benefícios. 

Os gestores podem fazer melhores investimentos, tomar decisões de uma forma mais confiante e ter maiores hipóteses de cumprir com os seus objetivos.

A realização desse gerenciamento pode demandar muito tempo e esforço dos gestores de empresas. Empresas de consultoria como a Empresa JR ADM UFBA, por exemplo, podem ser contatadas para realizar o serviço, buscando impulsionar resultados.

Deseja alavancar seus resultados e melhorar o fluxo de seus processos mas não possui tempo para realizar o serviço? Solicite um orçamento!