Diminua riscos para abrir sua empresa com o Plano de Negócio!

Já pensou apostar todas suas economias em sua ideia de negócio, não estruturá-la de forma adequada e ver sua chance de ascender economicamente ir por água abaixo? Pois bem, isso é muito comum na área de novos negócios. Seis em cada dez empresas fecham antes de completar 5 anos de mercado, muitas vezes nem conseguem o retorno do investimento inicial. Diante disso, existem ferramentas parar mitigar riscos e abrir seu empreendimento com mais segurança: o plano de negócio é uma delas.

O que é um plano de negócio?

É uma ferramenta que permite estruturar sua ideia de negócio, permeando nas três grandes áreas da administração: marketing, financeiro e organizacional. Com isso, é possível traçar objetivos mais concretos e ações mais assertivas para mitigar riscos e ter um empreendimento de sucesso.

Benefícios de um Plano de Negócio:

Para abrir um empreendimento de sucesso não basta apenas ter uma boa ideia, é necessário buscar informações e planejar o passo a passo para evitar surpresas futuras. Sua ideia pode até ser única, porém, será que vai obter aprovação do público? O público gostou, mas será que pagaria pelo produto/serviço? O dinheiro investido terá retorno? Se sim, será o retorno desejado? Fazendo um Plano de Negócio pode-se obter respostas para esses e outros diversos questionamentos, afinal, informação é a alma do negócio.

De que é composto um Plano de Negócio?

Como já foi dito, o Plano de Negócio é uma ferramenta completa por conter as três grandes áreas da administração:

Marketing:  Realiza-se uma pesquisa de mercado buscando um reconhecimento do público, sondando a viabilidade mercadológica do empreendimento, e obtendo informações importantes para a parte financeira, como o ticket médio e quantidade de clientes atendidos diariamente.

Financeiro: Após analisar a viabilidade mercadológica, busca-se a viabilidade financeira. Essa análise é muito mais profunda do que apenas ver se terá lucro no empreendimento. O estudo começa desde os investimentos totais no negócio, necessidade de capital de giro até em quanto tempo terá o retorno do investimento e o quanto de lucro poderá obter.

Organizacional: Monta-se o organograma da empresa, com a finalidade de definir funções específicas para cada cargo, para assim fazer a modelagem de processos, evitando falhas nas atividades e reduzindo desperdícios de materiais. Trabalha-se também a formação de uma cultura organizacional, fundamental para o engajamento e retenção da equipe de trabalho e redução de conflitos.

Em conclusão:

Por que fazer um Plano de Negócio com a Empresa JR?

Já contribuímos para Empresas que firmaram-se no mercado, como a Jerimum, e facilitamos a abertura do São Jogue. Vale salientar também, que evitamos uma possível perda de investimentos, alertando do risco de entrar no mercado, e projetando todo o fluxo de caixa e o retorno do investimento.

Além disso,

a Empresa Jr ADM UFBA, que é composta por alunos da Escola de Administração da UFBA, encontra-se no mercado há 29 anos e já realizou mais de 600 projetos, obtendo resultados satisfatórios ao buscar a realização do sonho do cliente, afinal, esse é um dos mandamentos da empresa.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram