Diagnóstico Empresarial: fatos que você precisa conhecer

diagnostico empresarial 1

Você tem um método claro e comprovado de medir os diferentes processos usados para gerenciar e conduzir seu negócio? Sabe também quanto vale a sua empresa? Entende com absoluta certeza onde precisa colocar seu dinheiro e esforços para fazer seu negócio crescer, ou tem decidido apenas por instinto?

Uma das melhores maneiras de responder a essas perguntas e, então, realmente fazer algo com as informações para melhorar sua pequena empresa, é obter um Relatório de Avaliação e Diagnóstico de Negócios.

Um Relatório de Avaliação e Diagnóstico de Negócios são ferramentas fundamentais e críticas para qualquer empresário e é crucial para planejamentos de longo prazo.

É uma forma de medir o valor da empresa em um determinado dia, ao mesmo tempo em que mostra a capacidade da organização de produzir benefícios econômicos para seus proprietários, além de mostrar o risco de possuir o negócio.

Esse material deve fornecer ao proprietário uma imagem clara do estado atual do seu empreendimento e no que ele precisa se concentrar para melhorar a perspectiva de longo prazo.

Diagnóstico Empresarial

Os diagnósticos de negócios não são apenas para aqueles que estão pensando em vender sua empresa, ele tem múltiplas utilidades.

Além de serem usados ​​para determinar o preço pedido, caso o proprietário de uma empresa esteja considerando sua venda, podem ser usados ​​para desenvolver um plano de melhorias forte com base em medições exclusivas para a organização; construir uma oferta para comprar outro empreendimento e obter um empréstimo bancário; determinar quanto custaria a um novo parceiro “comprar” seu negócio existente; resolver uma desavença com um parceiro ou defender seu valor comercial em uma disputa legal.

O que o Relatório deve informar?

  • Valor atual da empresa;
  • Avaliação das práticas atuais de gestão financeira;
  • Status da dívida;
  • Goodwill (valor econômico de seus clientes para seus negócios);
  • Elegibilidade de empréstimo estimada;
  • Áreas específicas de melhoria que afetam o valor da empresa;
  • Taxa atual de erosão ou crescimento empresarial;
  • Preço das ações.

Avaliações

diagnostico empresarial 2

Existem diferentes tipos de avaliações. Algumas delas são:

Baseada em Ativos

Este tipo de avaliação de negócios é apropriado para empresas de varejo e manufatura. A abordagem usada pega o valor justo de mercado dos ativos fixos e adiciona os de quaisquer melhorias, mais o valor de atacado do estoque, para chegar a uma aproximação do valor.

Renda

Essa abordagem baseia o valor no potencial de renda de uma empresa. Ele analisa o fluxo de caixa e usa uma taxa de capitalização para estimar o valor presente da receita que a empresa provavelmente gerará no futuro. Este é mais um modelo de previsão do futuro e é especulativo.

Avaliação de Mercado

Baseia sua avaliação em números de vendas padrão da indústria, ou distribuições comparáveis. Normalmente usado por quem compra empresas, como meio de determinar o valor justo de mercado para a transação acontecer.

Ativo híbrido – Relatório de avaliação e diagnóstico empresarial de receita

Com base no verdadeiro valor econômico da receita, lucro líquido, ativos e Goodwill, ele também calcula a dívida em relação à receita para que o proprietário da empresa possa gerenciar melhor a estrutura de débito de um empreendimento.

Para a maioria das pequenas empresas, quando estruturada de forma adequada, é possível direcionar a atenção dos empresários para áreas que podem ser aprimoradas, aumentando o valor do negócio.

Esta é uma das preferências comuns e mais utilizáveis por proprietários de pequenas empresas, geralmente aquelas que são familiares, pois lhes fornece quase todas as medidas e indicadores de que precisam para administrar com eficácia seus negócios e obter renda e lucro mais sustentáveis.

As avaliações híbridas de negócios e relatórios de diagnóstico contêm uma combinação de dados de uma declaração de lucros e perdas tradicional, um exame de clientes e dívidas.

Também inclui a avaliação dos planos de marketing para novos negócios em potencial, medição do impacto do atendimento ao cliente e retenção junto com outras áreas do negócio que o proprietário pode melhorar.

Tudo isso medido e comparado com os padrões adequados da indústria. Este relatório híbrido é ideal para pequenas empresas com cerca de 30 funcionários ou menos.

Levantamento de informações

diagnostico empresarial 5

Para iniciar o diagnóstico do negócio, a primeira coisa que você precisa é pesquisar informações que permitam análises consistentes. Existem várias maneiras de obtê-las. Mas antes de saber quais são os cinco formulários mais usados, é necessário conhecer as principais áreas de negócio que devem ser analisadas ao longo do diagnóstico de negócios.

Também é preciso saber o que pode ser levantado a partir de informações em cada uma dessas áreas. Por exemplo, no setor de Finanças é essencial saber como está a saúde financeira da empresa, entendendo como ela faz a gestão financeira e conhecendo seus principais resultados. Uma boa estratégia é analisar os fluxos de caixa e as demonstrações de resultados.

Agora que você conhece as principais áreas de negócios e o que investigar em cada uma, veja aqui quais são as cinco principais maneiras de obter as informações da empresa.

Internet

Esta é uma forma de fácil acesso e muito utilizada ultimamente. Na Web é possível acessar informações que permitem conhecer o contexto interno e externo da empresa.

Dois exemplos de como a Internet pode ser útil para você neste estágio: o primeiro é o site da sua própria empresa. Nele é possível conhecer diversos aspectos internos, como história, produtos, comunicação com clientes, etc.

O segundo exemplo são as notícias e anúncios. Eles lhe darão uma perspectiva dos movimentos relevantes da organização ao longo dos anos, bem como o tipo de público-alvo e como é a comunicação com ele.

Idealmente, esse canal deve ser usado no início do diagnóstico, quando você ainda tem poucas informações sobre a empresa.

Entrevistas

diagnostico empresarial 3

A realização de entrevistas com gestores e outros colaboradores é uma ótima estratégia para um bom diagnóstico empresarial.

No entanto, para que ocorram de forma eficaz, é importante se programar com antecedência e se preparar, definindo algumas perguntas de antemão, de forma a ajustar o público que será entrevistado. É possível usar uma planilha de diagnóstico de negócios para obter orientação.

Além disso, é necessário deixar os entrevistados muito à vontade para que respondam a todas as perguntas com bastante sinceridade.

Diagnóstico empresarial: relatórios

Muitas empresas possuem relatórios anuais que apresentam informações valiosas, principalmente nas notas explicativas e comentários da administração que indicam as decisões tomadas, bem como seus resultados e justificativas.

Também é possível solicitar documentos, sistemas e outros materiais que sejam relevantes para a análise, desde que sejam específicos da empresa para a qual está realizando o diagnóstico.

Análise da informação

diagnostico empresarial 4

Com todos os dados em mãos, que tal começar a analisar cada uma deles? Para isto, é preciso reunir todas as informações coletadas, apresentando-as na forma de relatórios, gráficos, planilhas e outros métodos que possam mostrar tudo o que foi verificado e que precisa de alguma modificação.

Identificação de problemas

Finalmente, com as informações compiladas, é hora de identificar as adversidades! Nesta etapa, deve-se fazer uma investigação dos problemas, buscando descobrir quais são as causas raízes, ou seja, quais são os eventos responsáveis ​​pelas falhas existentes.

Mas como identificar essas causas? Existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo, como o Diagrama Espinha de Peixe e a Técnica dos 5 Porquês. Seguindo todas essas etapas, é possível obter o resultado do diagnóstico: identificação da causa raiz.

Com isso em mãos, você estará preparado para a próxima etapa em seu projeto de consultoria: estabelecendo planos de ação assertivos para evitar falhas futuras. Que tal começar um projeto de consultoria, colocando em prática sua primeira etapa, o diagnóstico do negócio?

Os Relatórios de Diagnóstico e Avaliação do Negócio não precisam custar muito dinheiro ao proprietário e, na verdade, devem ser considerados investimento como ferramenta de gestão do negócio.

Conclusão

Usar um Relatório de Avaliação e Diagnóstico de Negócios como ferramenta fundamental para melhorar o seu sucesso garante que ele seja administrado com base em fatos, e não em expectativas, ideias ou modismos atuais. Lembre-se, é essencial oferecer um diagnóstico de negócios e relatório de avaliação para o crescimento empresarial.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram