Desenvolvimento profissional: qual o segredo das pessoas de sucesso?

Desenvolvimento profissional: qual o segredo das pessoas de sucesso?

As pessoas de sucesso investem pesado no seu desenvolvimento profissional, conquistando uma carreira brilhante, com retorno financeiro e realização pessoal. Infelizmente, poucos alcançam esses objetivos.

Será que existe algum segredo?

Na verdade, o segredo para o sucesso destas pessoas está no conhecimento, dedicação, resiliência e um pouco de paciência que desenvolveram ao longo do tempo. E, também, na utilização de algumas estratégias usadas da maneira correta, que os colocaram no topo dos seus mercados.

Nesse artigo você aprenderá como aplicar essas estratégias no seu desenvolvimento profissional, facilitando o caminho para a conquista de uma carreira bem-sucedida. Confira!

6 dicas para o seu desenvolvimento profissional

A maioria dos profissionais, segundo pesquisas, não obtém a realização e o prazer desejados com o trabalho ou a profissão que escolheram. Isso é consequência de vários fatores, entre eles o desconhecimento e não aplicação das dicas que mostraremos a seguir.

1 – Conheça seus pontos fortes e fracos

O primeiro passo para investir no seu desenvolvimento profissional é trabalhar o autoconhecimento, ou seja, descobrir quais são seus pontos fortes e fracos.

Essas características podem afetar seu desempenho e resultados, tornando essencial que você se conscientize delas.

Seus pontos fortes representam aquilo que você faz melhor do que os outros, sendo o seu diferencial para o mercado. Conhecendo-os, poderá investir recursos para lapidá-los, tornando-se ainda melhor e se destacando no seu trabalho.

Por outro lado, seus pontos fracos podem sabotar os resultados que entrega para a empresa. Daí a necessidade de identificá-los, buscando maneiras de otimizá-los.

Outro aspecto importante que o autoconhecimento traz é a escolha de uma trajetória profissional pautada no prazer pelo trabalho desenvolvido.

As pessoas de sucesso são unânimes em afirmar que amam o que fazem e que isso é determinante para o seu destaque.

2 – Mantenha-se atualizado sobre seu mercado

O segundo passo para o seu desenvolvimento profissional é conhecer o mercado em que atua.

O avanço da tecnologia está causando mudanças em diversas áreas, levando a necessidade de se manter o mais atualizado possível com as novidades do seu segmento.

Esse conhecimento será uma ferramenta valiosa para quem deseja crescer na carreira, pois, as empresas buscam, cada vez mais, profissionais que tenham uma visão sistêmica do mercado, capazes de propor soluções inovadoras que aumentem seus resultados.

Existem diversas maneiras de se manter atualizado como participar de workshops presenciais ou cursos online, acompanhar grupos nas redes sociais para trocar opiniões, frequentar as feiras e congressos da sua área, entre outros.

Se puder investir, também vale a pena fazer uma pós graduação ou MBA.

3 – Faça um plano de carreira

Outro passo essencial para um desenvolvimento profissional bem sucedido é possuir um plano de carreira. Você só conseguirá alcançar o sucesso que deseja, quando souber onde quer chegar.

Planejar seu futuro profissional permitirá que você tenha expectativas mais realistas ao analisar os variados aspectos da sua carreira, considerando os prós e os contras dos caminhos a serem seguidos.

Todas as pessoas de sucesso possuem uma visão do que desejam no futuro, alinhada com sua personalidade e detalhada na forma de metas a serem alcançadas.

Identificar seus objetivos no curto, médio e longo prazo, organizados na forma de um plano, fará com que você os visualize com mais clareza, sentindo-se mais motivado e comprometido para atingi-los.

4 – Construa relacionamentos

O networking será essencial para o seu desenvolvimento profissional. Através dele, você consegue acessar oportunidades que podem acelerar a conquista dos objetivos traçados no tópico anterior.

E o segredo de uma rede de contatos eficiente não é trocar cartões com o máximo de pessoas que você encontrar. Um networking de qualidade exige a construção de relacionamentos com as pessoas, desenvolvendo sua confiança, fazendo-as perceber que você é um profissional competente. Somente assim, elas se sentirão confortáveis para indicá-lo, caso apareçam oportunidades.

Se manter atualizado com seu mercado e traçar seus objetivos futuros, itens abordados nos tópicos anteriores, permitirão que você identifique os profissionais que precisa conhecer, onde eles trabalham e por que seriam contatos interessantes.

Você pode começar conectando-se com eles no Linkedin, que é uma rede social voltada para networking profissional, convidando-os, posteriormente, para um encontro presencial.

5 – Desenvolva sua Inteligência Emocional

A inteligência emocional é considerada uma das competências essenciais aos profissionais do futuro (e do presente também). Ela será essencial para o seu desenvolvimento profissional.

Através dela, você será capaz de identificar e gerenciar suas emoções de maneira produtiva, facilitando a comunicação, aliviando o estresse e resolvendo os conflitos.

Atualmente, existe uma preocupação muito grande, nas empresas, em relação ao aspecto comportamental dos seus colaboradores. Isso ocorre porque os gestores sabem que é muito mais fácil capacitar tecnicamente um novo profissional, do que manter alguém que possua um mau comportamento arraigado.

6 – Ouça os feedbacks

O feedback, quando bem usado, é uma ótima ferramenta de desenvolvimento profissional. No entanto, é necessário que você tenha a humildade necessária para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre sua personalidade e seu trabalho.

Você pode aproveitar o feedback não só dos seus gestores e pares, mas, também de familiares e amigos, que o conhecem bem.

Tenha em mente que as outras pessoas possuem uma visão mais isenta das suas atitudes e comportamentos e, portanto, a opinião delas pode conter informações valiosas para o seu crescimento.

Sabendo ouvir por entre as críticas, conseguirá identificar os pontos de melhoria e se esforçar para obter melhores resultados, acelerando a conquista do sucesso profissional.

Conclusão

Agora, você conhece o passo a passo para investir no seu desenvolvimento profissional e se tornar uma pessoa de sucesso.

Você deve ter percebido que as dicas que passamos se complementam. Significa que você não alcançará os objetivos desejados se implementar apenas algumas delas.

O seu desenvolvimento profissional deve ser sistêmico, pois, somente assim, estará no caminho certo para conquistar o sucesso em sua carreira.

Caso ainda tenha dúvidas e queira continuar aprendendo como se tornar uma pessoa bem-sucedida, assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos exclusivos sobre administração e empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram