Como aplicar a Gestão Enxuta na sua empresa

capa gestäo enxuta blog empresa jr

A gestão enxuta é uma ótima opção para quem deseja melhorar os processos internos da empresa e fazer entregas assertivas ao público.

O conceito de Gestão Enxuta é definido como uma filosofia para administração de negócios, sem qualquer tipo de desperdício, seja ele de tempo ou processos internos.

A aplicação desse método tem se tornado cada vez mais uma realidade nas empresas, principalmente, devido ao atual cenário em que o mercado se encontra.

Com o combate ao Coronavírus, os líderes, empresários e até os micro empreendedores, estão buscando alternativas, como a Cadeia de Valor para continuar com suas empresas funcionando.

 

Mas, o que é fluxo de valor? 

Para os leigos pode parecer algo surreal, mas calma, não é nada tão grande que possa assustá-lo. Esse mapeamento é basicamente um método de fluxograma para analisar e levantar dados e informações estratégicas para o processo de entrega das demandas ao público.

gestäo enxuta blog empresa jr1

Visto isso, 

sabemos que nada voltará a ser como antes, existe um novo normal que já está gerando bons frutos para quem sabe usá-lo ao seu favor. Da mesma maneira, a Gestão Enxuta funciona basicamente como um direcionamento para construir novos caminhos até o sucesso.

Neste artigo, vamos te explicar como utilizar esse conceito em sua empresa para obter os melhores resultados.

 

Continue a leitura!

 

Sistema de gestão enxuta 

 Em primeiro lugar, é fundamental compreender que a Gestão Enxuta pode ter diversas finalidades, contudo, seu objetivo principal é agradar de forma bastante eficaz os clientes.

No atual cenário que o mundo vive, onde cada vez mais se exige agilidade e precisão na entrega das demandas, fazer isso com qualidade e em um menor intervalo de tempo é ter grandes pontos a favor da empresa.

Portanto, existem ganhos para o próprio negócio com a utilização desse processo, como por exemplo:

  • A eliminação de perdas;
  • Criação de uma cultura de melhorias;
  • Qualidade nos processos internos;
  • Aumento da produtividade.

 

Diante desses benefícios, vamos agora explicá-lo como realmente funciona a Gestão Enxuta nos negócios

 

Como funciona: 

Quando falamos sobre esse conceito um dos primeiros passos estratégicos que se deve tomar é a montagem de uma equipe menor. 

Mas,

você deve estar se perguntando:

Porque devo pensar em equipes menores se minha empresa tem uma alta demanda?

Bom, de maneira geral, times com poucos colaboradores trabalham melhor, pois consegue interagir mais e se comunicar de maneira  assertiva. Tudo isso vai gerar uma grande transformação em seus processos internos e melhorias na entrega dos serviços.

Aposte, por exemplo, na divisão mais adequada das equipes, tendo sempre o cuidado de direcionar os colaboradores de maneira mais sugestiva para reunir talentos diferentes em um mesmo setor.

Na mesma linha, também pode identificar as afinidades de cada pessoa do seu time e com isto, conseguir aproximar talentos para obter resultados satisfatórios.

Além disso, 

com a Gestão Enxuta é possível que sua equipe tenha mais autonomia nos processos internos, como por exemplo, a elaboração de uma proposta assertiva para as vendas.

Neste caso, pode ser oferecido a capacitação dos colaboradores, para que eles conheçam mais a fundo as necessidades e os desejos dos clientes. Assim, podem propor também estratégias melhores para que todos os setores trabalharem juntos em um propósito. 

 

gestäo enxuta blog empresa jr2

 Impactos da Gestão Enxuta nos negócios

 Mas, atenção!

A aplicação da Gestão Enxuta nos negócios não se trata somente de acelerar os processos internos, é preciso ir muito mais fundo para entender que esse conceito deve ser usado de maneira que agregue valor a todas as áreas de produção interna, externa, administrativo e até mesmo a base estratégica de vendas.

Essa nova cultura de melhorias pode gerar um ambiente mais leve e produtivo, onde alguns pontos poderão ser alcançados ao longo do tempo, como por exemplo:

  • A flexibilidade dos processos;
  • O fortalecimento dos valores corporativos;
  • A diminuição de erros e custos.

Essa otimização nas entregas pela Gestão Enxuta pode impactar positivamente no mercado a imagem que o público tem da empresa, reforçando o comprometimento em atender as necessidades dos clientes, com eficiência e garantindo maior competitividade e liderança no ramo atuante.

 

Os desafios para as empresas 

 Diante do que já foi visto, seria muito fácil aplicar a gestão enxuta de um ponto de vista teórico, não é mesmo? Basta apenas criar uma nova forma de trabalho para as equipes e eliminar os processos que não geram valor.

No entanto, é como dizem: na prática, a teoria é outra!

É por esse motivo que as empresas sempre buscam o auxílio de uma consultoria, com serviços oferecidos para a gestão dos processos internos.

A Empresa Jr ADM UFBA, por exemplo, há mais de 30 anos ajuda as marcas a se posicionarem com mais eficiência no mercado.

Além disso, sabemos também que as mudanças nem sempre são bem vistas por alguns colaboradores, mesmo que estas se façam necessárias para a sobrevivência dos negócios, como é o caso das crises financeiras e estruturais.

Essa resistência, portanto, pode ser um grande desafio para os líderes e gestores e deve ser conduzida com bastante cuidado. 

Em alguns momentos, por exemplo, será necessário buscar alternativas para atender os anseios de todos os envolvidos e assim evitar uma aversão aos novos processos.

 

Use a tecnologia a seu favor

Uma maneira bastante eficaz e que tem sido utilizada por empresas de diversos ramos para facilitar os processos internos em uma Gestão Enxuta é a digitalização do mapeamento da Cadeia de Valor para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para a entrega do produto ou serviços aos clientes.

Neste caso, é preciso identificar, mapear e integrar a tecnologia ao fluxo de valor, que pode ser aplicado em um software de gestão de processos, como é o caso do Trello.  

A partir desse ponto, você vai conseguir direcionar as atividades para cada setor e até mesmo adaptá-las diariamente, caso seja necessário.

 

Em conclusão

A Gestão Enxuta pode melhorar os processos internos da sua empresa e trazer grandes resultados.

Como você viu, a Gestão Enxuta é um conceito que pode ser facilmente aplicado nas empresas se, claro, existir um acompanhado de uma Consultoria para direcionar todos os passos em que se deve tomar para agregar valor as entregas dos produtos ou serviços.

Em alguns casos, pode existir uma resistência das equipes, mas não é nada tão grave que não possa ser adaptado ao processo de mudança. Afinal, todos trabalhando pelo mesmo motivo, trazem resultados mais positivos e consequentemente números mais satisfatórios.

E, se você chegou até aqui é porque a sua empresa está precisando dessas mudanças, correto?

Então, fale agora mesmo com nosso time de atendimento e receba um diagnóstico da sua empresa gratuitamente para começar uma jornada de sucesso.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram