O cenário dos negócios em 2021 pode não parecer promissor, mas devemos lembrar que é possível trilhar diversos caminhos, por mais baixas que sejam as expectativas.

Um cenário de negócios em 2021 não é algo simples de se visualizar, mas se trata de um esforço que pode começar a fornecer aos empresários uma luz no fim do túnel. Por exemplo, quais são os melhores mercados para investir neste ano? Como aproveitar a carência de diversos nichos a seu favor?

2021 trilhará caminhos até então desconhecidos. Será a primeira vez que depois de estar frente a uma pandemia, empresários enfrentarão crises antes não vistas – pelo menos por aqueles de gerações mais novas. As especulações, por mais realistas e embasadas em fatos e análises que sejam, não podem ser responsáveis por planos que não deram certo.

Cenários prováveis para 2021

Tentar antever os cenários empresariais, a partir dos nichos de negócios à vista, pode trazer mais probabilidades de tornar planos de contingências mais aproximados de quadros reais. Sendo assim, explorar as possibilidades não é uma perda de tempo, é um investimento, como um estudo de excelência a respeito de um momento que mal chegou e é inevitável.

Algumas das possibilidades à vista para este ano incluem nichos em crescimento desde antes do período da pandemia, cujas demandas continuarão mesmo depois do final dela, como por exemplo:

E-commerces

O setor dos e-commerces já pode ser considerado um grande vencedor. Isso, porque conseguiu agregar consumidores antigos aos milhões de novos. Vale lembrar que esses números não param de subir, em grande parte impulsionados pelo no início da pandemia, no primeiro trimestre do ano passado.

No entanto, é importante observar que, independentemente desse gráfico em escalada positiva ter uma motivação original, o público parece ter “tomado gosto” especial pelas compras on-line.

Lupa, gráficos, alvo, pessoas, notebook

De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, empresa de segurança digital para compras na web, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$ 41,92 bilhões em agosto. O número se refere ao faturamento somado desde o primeiro mês de 2020.

Isso mostra que o nicho cresceu ainda mais do que previsto, por isso, podemos agora esperar um aumento muito maior em 2021.

Para saber mais sobre as vendas em 2021, leia nosso post sobre o assunto clicando aqui.

Lojas Virtuais Interativas 

Algumas tendências dentro do e-commerce devem se manter também durante este ano, sem constar como algo passageiro ou modismos. Dentre as inclinações que “chegaram para ficar”, estão as lojas virtuais interativas.

Um excelente exemplo deste caso é a marca Nike, que usa e abusa de conteúdo interativo não apenas para despertar o interesse dos consumidores, mas para aproximá-los durante todo o processo de venda, permitindo que eles “se vejam” utilizando os produtos, dentre outras utilidades disponibilizadas.

Seguindo pelo caminho das realidades virtuais, uma das tendências que marcou 2020 e promete se manter indefinidamente, são os vestiários on-line, que permitem aos usuários experimentarem suas peças favoritas sem necessidade de ir até lojas físicas para realizar a compra.

Mais do que nunca, as metodologias de pagamento incorporadas, como PayPal, Apple Pay – e até as Criptomoedas, são grandes vantagens para os consumidores. Essas ferramentas ajudam a economizar tempo, pois guardam as informações necessárias para efetuar a compra, ajudando a eliminar etapas nos momentos de checkout, tornando mais simples todo o processo. Alguém ainda duvida de como a Experiência do Usuário é decisiva em todos os aspectos?

Aplicativos Delivery

Indo além dos alimentos e itens de farmácia, as entregas em casa, no trabalho ou outros endereços, viraram uma maneira prática e cômoda de acessar os produtos necessários no dia a dia da maioria dos consumidores. Por mais que essa intensificação tenha ocorrido na pandemia, não existe previsões para diminuição desse comércio mesmo depois da conjuntura em que nos encontramos.

Pequenos mercados, bebidas alcoólicas e hortifrútis são alguns dos produtos e serviços que contém aplicações exclusivas, criadas neste ano, e que aumentarão a quantidade em 2021. Os números aqui na Bahia são notáveis: só em abril, o crescimento do Delivery aumentou em 59% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo informações divulgadas pela revista Exame, os itens mais pedidos estão entre os setores de saúde e alimentação – o que não é uma surpresa, levando em conta o histórico de pedidos e a época e contexto em que os dados citados foram coletados.

Sustentabilidade

Vivemos em tempos de conscientização, em que as empresas estão tomando mais medidas para reverter os danos ao planeta para os quais todos contribuímos. Essa inovação amigável ao meio ambiente, que explora ideias mais ousadas e pensamentos menos convencionais, pode ser encontrada em diversos tipos de produtos: de cosméticos e produtos de limpeza, até alimentos e embalagens sustentáveis.

cenario competitivo 2

O que acontece é que as marcas já entenderam que os consumidores estão evoluindo e adquirindo hábitos mais conscientes, pesquisando as boas práticas das empresas antes de simplesmente comprarem, como outras gerações faziam. E não se enganem, esses jovens têm, sim, o poder de compra, assim como da propaganda.

Portanto, se o seu negócio ainda é preso às amarras mais antigas, seja na maneira de criar ou nos materiais utilizados para fabricação dos produtos vendidos, é bom abrir os olhos e pensar em um planeta melhor para todos.

Até os brinquedos podem ser sustentáveis

A arquiteta Pauline Beaumont, francesa que vive no Brasil há sete anos, é um dos casos de pessoas que viram empreendedoras por necessidade pessoal. Percebendo as poucas variações de brinquedos, em um mundo tão tecnológico e cheio de plásticos, se viu perdida sobre como proceder para criar condições melhores de vida para sua filha.

“Em busca de uma solução para este problema que a incomodava, lembrou-se de um brinquedo que fez parte de sua própria infância: simples, desafiador e, sobretudo, alinhado com um mundo mais sustentável. Percebendo a dificuldade de encontrá-lo aqui no Brasil tomou a decisão de fundar a Tibuá.” (Portal Notícia Sustentável)

Segundo informações do mesmo site, o empreendimento confecciona peças em madeira para construir, montar e empilhar, desenvolvendo a motricidade e estimulando a imaginação. Para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, as peças e suas embalagens são produzidas com matérias-primas de fontes renováveis e por artesãos locais.

Mercado Financeiro

Este setor teve grandes dificuldades em 2020, em parte, devido à vulnerabilidade dos negócios por conta da pandemia. Muitas empresas perderam clientes e consumidores e precisaram reajustar todos os seus planejamentos. Por causa desse grande revés, os empresários precisaram usar os recursos disponíveis e elaborar saídas para toda a instabilidade e caos que virou o Brasil em 2020.

Vale a pena conhecer algumas das alternativas criadas, a fim de investir em cuidado e proteção para o seu negócio. Se você é um empreendedor, esteja atento: segundo projeções feitas no segundo semestre do ano passado, recentes altas das ações dos bancos brasileiros parecem indicar que o mercado financeiro finalmente comprou a tese de que o pior para o setor realmente já ficou para trás. Será?

Possíveis dificuldades para o primeiro semestre de 2021

Os primeiros meses de 2021 ainda estarão tomados por consequências de 2020, seja pelos resultados da pandemia ou erros cometidos pelos próprios gestores empresariais.

Análise de impacto nos negócios

Trabalhadores jovens resolvendo problemas

As pequenas e médias empresas estão entre as que sofrerão por mais tempo com a crise financeira. Por isso, criar um plano pós-crise, neste momento, é providencial. Uma boa opção é realizar uma Análise de Impacto nos Negócios (BIA). Esse processo é sistemático e visa determinar e avaliar os efeitos potenciais de uma interrupção de operações comerciais críticas como resultado de um desastre, acidente ou emergência.

Como proceder?

Não existem padrões formais para uma BIA. A metodologia pode variar de acordo com a organização. A BIA é geralmente um processo multifásico que inclui as seguintes etapas:

Juntar as informações;
Avaliar todos os dados coletados;
Preparar um relatório para documentar a pesquisa;
Apresentar os resultados aos responsáveis pelo projeto.

Ainda é possível optar por terceirizar os processos, entregando-os na mão de uma empresa qualificada e especializada, ou incluir pessoal interno e externo encarregado.

Alguns profissionais serão ainda mais valorizados em 2021 nas áreas de tecnologias, segundo avaliação. São eles:

Cientistas de dados;
Desenvolvedores de software;
Engenheiros de infraestrutura;
Arquitetos de segurança;
Detetives de dados;
Engenheiros de inteligência artificial;
Especialistas em transformação digital.

Áreas em alta

Mercado financeiro/Seguros;
Tecnologia;
Educação/EaD;
Varejo/e-commerce.