Você percebeu uma oportunidade no mercado e imagina que tem potencial para se transformar em um bom negócio. Mas, como ter certeza que valerá a pena investir seu dinheiro? Você precisará de um método para viabilizar uma ideia de negócio, antes de partir para a ação.

No mundo dos negócios isso se chama análise de viabilidade econômica e financeira. Consiste em um estudo que tem o objetivo de medir e analisar se um determinado investimento é viável ou não.

Isso pode ser o fator determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Por isso, neste post vamos mostrar como você pode viabilizar uma ideia de negócio, com dicas simples e práticas. Acompanhe!

Como viabilizar uma ideia de negócio

A análise necessária para viabilizar uma ideia de negócio é composta por algumas etapas, que veremos a seguir:

Demanda de mercado

O primeiro passo para viabilizar uma ideia é saber se existem clientes para o produto ou serviço que você deseja oferecer. Para isso, será necessária uma pesquisa de mercado.

Algumas perguntas que a sua pesquisa deve responder:

  • Existe um público que deseja o que eu quero oferecer?
  • Qual o tamanho desse público?
  • Quais suas reais necessidades e possíveis objeções relacionadas à minha ideia de negócio?
  • Já existem outras empresas oferecendo o mesmo produto? Estão conseguindo bons resultados?
  • Qual será a barreira de entrada do meu produto, ou seja, qual a dificuldade em entrar nesse mercado?

Para descobrir essas respostas você precisará fazer levantamentos quantitativos e qualitativos. Os dados levantados permitirão que você verifique se existe uma demanda real, bem como servirão para aperfeiçoar seus produtos e serviços.

Viabilidade do produto

Sabendo que existe um mercado consumidor, o próximo passo para viabilizar uma ideia é detalhar os recursos necessários para a produção do produto.

Você precisará detalhar a matéria-prima, a mão de obra, bem como o capital intelectual necessário para produzir sua solução. Todo o processo de desenvolvimento e concepção do produto deve ser feito, criando, se possível, um protótipo para realizar um teste de mercado.

A análise desses aspectos ajudará a antecipar soluções para problemas que podem dificultar a operação.

Viabilidade operacional

Você já sabe que existe mercado e que o produto é viável. Ótimo! A próxima etapa no processo de viabilizar uma ideia de negócio é saber se você consegue implementar uma produção em escala para atender a demanda de mercado.

Será necessário desenvolver e implantar os devidos controles operacionais para otimizar os processos, considerando toda a cadeia de valor do negócio, desde os fornecedores de insumos e matéria-prima, a distribuição do produto final, até chegar ao cliente.

Viabilidade financeira

Analisar a viabilidade financeira significa mensurar os investimentos e os custos necessários para saber se o retorno valerá a pena no curto, médio e longo prazo.

Alguns indicadores que devem ser contemplados nesta etapa para viabilizar uma ideia de negócio:

Projeção de receitas: você precisa verificar se as receitas projetadas ao longo do tempo conseguirão cobrir todas as despesas e custos relativos a implantação e operação do negócio. Além disso, você também precisa saber se os lucros compensarão todos os investimentos realizados;

Projeção de custos e investimentos: qual o capital necessário para cobrir todos os custos fixos e variáveis da empresa? Este item abrange diversos aspectos como a compra de equipamentos, móveis, registro da empresa, a própria pesquisa de mercado feita anteriormente, entre outras coisas;

Capital de Giro: quanto será o montante necessário para manter a empresa operando nos primeiros meses? Considere a compra de insumos ou mercadorias para o estoque inicial, financiamento das vendas e o pagamento de despesas como, por exemplo, salários, impostos e manutenção;

Ponto de equilíbrio: o ponto de equilíbrio, também conhecido como Break Even, representa o valor mínimo que você precisará vender para cobrir todos os custos e despesas fixos e variáveis. Você saberá que, a partir deste ponto, o empreendimento começará a dar lucro;

Payback: em português significa “retorno”, sendo uma técnica muito utilizada no cálculo do tempo necessário para que você comece a recuperar o dinheiro investido no negócio, ou seja, para que o lucro líquido acumulado se equipare ao investimento total. Normalmente este período é medido em meses ou anos.

Viabilidade de crescimento

O último passo para viabilizar uma ideia de negócio é conhecer a sua escalabilidade.

A escalabilidade representa o potencial de crescimento da empresa, ao longo do tempo, sem perder suas características e qualidades. Assim, ela conseguirá aumentar o faturamento sem elevar muito os custos.

É preciso demonstrar que a operação tem potencial para ser escalada de forma rápida e sustentável.

Pronto para transformar sua ideia em negócio?

Como você deve ter percebido, cada etapa da viabilidade só será obtida quando a anterior for comprovada.

Por outro lado, vale lembrar que você não precisa esperar todos os tipos de viabilidade serem comprovados para dar início à execução do seu negócio. Afinal, existem muitas incertezas que precisarão ser comprovadas na prática, a partir do início das operações de fato.

A importância desse passo a passo para viabilizar uma ideia de negócio é justamente diminuir o risco do seu investimento.

https://empresajr.org/diminua-riscos-para-abrir-sua-empresa-com-o-plano-de-negocio/

Sem esse tipo de diagnóstico, em vez de atuar estrategicamente, dando passos pensados rumo ao futuro, você agirá reativamente, tendo que lidar com uma série de situações inesperadas.

Frequentemente, uma ideia que parecia ser um sucesso no papel se mostra um fracasso, na prática, justamente por não terem sido considerados todos os fatores que envolvem o início de um negócio.

Muitas empresas brasileiras fecham as portas, prematuramente, por não terem feito esses estudos prévios. Acabam não conseguindo lidar com os problemas ligados à gestão, falta de planejamento e, principalmente, dificuldade de conseguir os resultados esperados.

Nesse contexto, contar com uma ajuda especializada é sempre útil.

Nós já auxiliamos muitos empresários viabilizando suas ideias. Alguns conseguiram transformar seu sonho de negócio em realidade e outros perceberam que a ideia não era viável, ou seja, não iria vender, e desistiram, poupando os prejuízos.

Portanto, se você está precisando de ajuda para viabilizar uma ideia de negócio, conheça nossos serviços. Entre em contato que teremos o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.