Livros sobre Empreendedorismo que vão mudar o seu Mindset

Um empreendedor deve estar sempre buscando se aperfeiçoar, seja por meio de cursos, leituras ou, até mesmo, pela experiência prática nos negócios. Nesse contexto, uma das maneiras mais rápidas e práticas é investir em livros sobre empreendedorismo.

Portanto,

eles podem ajudar você em vários aspectos como gestão, mentalidade, hábitos e comportamento do consumidor, entre outras questões fundamentais que podem impactar diretamente no seu negócio.

Por isso, neste post vamos falar sobre alguns dos livros mais importantes que você, como empreendedor, precisa ler. Confira!

8 livros sobre empreendedorismo que vão mudar seu Mindset

Em primeiro lugar,

os livros sobre empreendedorismo que selecionamos não oferecem a receita para o sucesso, mas possuem histórias inspiradoras que servirão de referência para você, gerando insights e ajudando na tomada de decisões e no planejamento das suas estratégias de negócio.

1) Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Este é um dos livros sobre empreendedorismo que é considerado um clássico por mostrar uma nova forma de pensar sobre estratégias de novos negócios.

Por exemplo:

Publicado em 2005, ele usa a analogia do oceano vermelho para representar segmentos de mercado onde a concorrência é intensa, gerando mais dificuldade para as empresas obterem lucratividade.

Em contrapartida, explica como criar espaços e oportunidades em novos nichos de mercado, gerando o que os autores chamam de oceano azul, ou seja, sem concorrência.

Para ilustrar o conceito, o livro apresenta, como exemplos, as histórias do Cirque du Soleii e da Starburcks.

2) O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber

Michael Gerber escreveu este livro para quem está em busca de mais produtividade dentro do seu negócio ou está querendo começar a empreender. Ele apresenta diversas dicas essenciais para tornar a empresa organizada e lucrativa, por meio da escalabilidade do negócio.

O autor provoca o leitor no texto com a seguinte pergunta:

“Como posso criar um negócio tão bem organizado que ele poderia ser replicado em todos os estados do país, ou países do mundo?”.

O exemplo citado por ele é da rede Mc Donald’s, que, atualmente, pode abrir franquias lucrativas em qualquer parte do mundo.

3) Criatividade S.A., Ed Catmull

Esse é um dos livros sobre empreendedorismo que mais irá agradar os amantes do cinema. Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de um dos estúdios de animação mais importantes e lucrativos da atualidade, a Pixar.

Você vai conhecer a história da Pixar, a experiência de gestão da companhia e a cultura de criatividade da empresa, responsáveis pelo sucesso de várias animações campeãs de bilheterias, como Procurando Nemo, Toy Story, Monstros S.A., entre outros.

O livro mostra desde os encontros da equipe às sessões de brainstorm, mostrando como a abordagem inovadora dos fundadores revolucionou a indústria de animação cinematográfica.

Uma verdadeira história para quem busca inspiração para o seu negócio.

4) O Jeito Disney de Encantar Clientes, Disney Institute

Este é um dos livros de empreendedorismo que não podiam faltar nesta lista. A obra apresenta os bastidores e filosofias da Disney trazendo uma visão ampla sobre os princípios da empresa, a atuação dos executivos e as ferramentas de gestão utilizadas no negócio.

O livro mostra o jeito diferenciado da Disney de atender, tratar e encantar seus clientes. Você será levado aos bastidores da empresa para conhecer as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade, na prática.

O livro também traz o ponto de vista, como por exemplo, dos membros do Walt Disney World e dos executivos de outras organizações, que participaram dos programas do Disney Institute.

Além disso, ele também é um livro indicado para quem quer atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços.

5) A Startup Enxuta, Eric Ries

Este é um dos livros sobre empreendedorismo mais conhecidos entre os empreendedores.

Eric Ries criou uma abordagem inovadora para a administração, que permite criar, desenvolver e lançar novos produtos e serviços sem desperdiçar tempo, energia e dinheiro.

Os princípios mostrados no livro podem ser aplicados tanto por startups de empresas de garagem quanto por adeptos do intra empreendedorismo presentes nas grandes empresas.

Neste contexto, o livro também traz histórias da vida real e lições aprendidas em algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade.

6) De zero a um, Peter Thiel

O próximo item da nossa lista de livros sobre empreendedorismo é a obra escrita por Peter Thiel, empreendedor, investidor e cofundador da Paypal. Neste caso, o livro aborda algumas maneiras não convencionais de se pensar em construir algo diferenciado e inovador.

Por exemplo, ele defende que o progresso vem do monopólio, e não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio.

Por outro lado, o autor argumenta que quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói o lucro dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.

O livro é referência para quem trabalha com startups e é recomendado a todos os empreendedores que estejam buscando caminhos diferentes na hora de criar estratégias para seus negócios.

7) O ponto da virada, Malcon Gladwell

O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Por que livros desconhecidos se transformem em best-sellers?

Malcon Gladwell procura responder essas e outras perguntas ao longo de dos livros sobre empreendedorismo mais instigantes do mercado. Para isso, ele apresenta uma maneira diferente e original de entender fenômenos sociais desse tipo: vê-los como epidemias.

Segundo ele, ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como se fossem vírus. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram − ou não − é o que ele chama de o Ponto da Virada.

Um instante crítico, surgido com pequenas mudanças que surtem um efeito extraordinário.

Além disso,

o livro também defende que as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E ele procura mostrar como identificar e até construir esses estímulos.

Vale a leitura!

8) O Lado Difícil Das Situações Difíceis – Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas, Ben Horowitz,

Este é um dos livros sobre empreendedorismo que mostra o lado mais realista de construir um negócio.

O autor é um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício e, no livro, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia.

Portanto, a ideia central é oferecer conselhos essenciais e práticos para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Uma curiosidade do livro é que Horowitz é um grande fã de rap e ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas. Assim, ele pontua o texto falando a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

Portanto,

diferente da maioria dos livros sobre empreendedorismo, o autor trata de assuntos que nem todos os empreendedores gostam de expor, mostrando as principais dores de quem deseja abrir uma empresa e o que os empresários precisam superar para construir um negócio de sucesso.

Uma visão realista que pode ser importante para quem está começando e vai precisar aprender a superar as situações mais difíceis.

Bom, esperamos que esta lista ajude você a potencializar o seu negócio, além de contribuir para a construção do mindset necessário para vencer as dificuldades do mundo dos negócios.

Em suma

Aprenda mais sobre empreendedorismo, gestão de negócios e outros assuntos importantes para sua empresa, acompanhando nosso blog.