5 Sinais de que sua empresa precisa Melhorar os Resultados

5 Sinais de que sua empresa precisa Melhorar os Resultados

Na natureza, assim como no mercado, não existe estagnação. O conceito de estabilidade, que seria quando uma empresa atinge um patamar e ali permanece, é totalmente ilusório. As maiores empresas do mercado estão sempre buscando o crescimento.

E empresas que não crescem, não permanecem paradas. Elas entram em declínio e desaparecem.

Segundo o IBGE, no Brasil, mais empresas fecham do que abrem. De 2013 a 2016 foram mais de 341 mil empresas fechadas, por diversos motivos. Com a crise, o cenário agravou-se ainda mais.

No entanto, não se trata de um ciclo vida empresarial, pois nenhuma empresa fecha da noite para o dia sem motivos. O que ocorre é que elas falham em melhorar resultados e param de crescer.

Por isso, neste artigo, apresentamos cinco sinais de que sua empresa precisa melhorar os resultados para que ela não faça parte desta estatística. Acompanhe.

1) O seu mercado se tornou mais competitivo

Os tempos mudaram e os consumidores também. Há duas décadas ou menos, algumas empresas eram líderes absolutas de setor. Tanto por fabricarem produtos sem substitutos, quanto por serem distribuidores exclusivos de marcas conceituadas.

Ou ainda, por sua localização geográfica privilegiada.

Com a internet e o aumento das compras online, o mercado se tornou altamente competitivo. Barreiras geográficas se tornaram muito menos relevantes. Se antes uma empresa competia com uma empresa vizinha, em outro bairro ou outra cidade, hoje, compete com fabricantes internacionais que estão localizados pelo mundo todo, até mesmo na China.

Soluções mais completas, mais modernas e mais baratas tornaram-se acessíveis ao seu cliente, a um clique de distância.

Portanto, para se manter líder e sobreviver em um mercado mais competitivo, é preciso dar atenção ao mercado, melhorar resultados e desenvolver novas estratégias que tornem a sua empresa mais competitiva. Do mesmo modo, é hora de cativar e manter fiéis os seu clientes, além de conquistar novos, todos os dias.

2) Falta de Planejamento Estratégico

Talvez você até saiba quais as metas de produtividade de seus funcionários para daqui seis meses ou um ano. Mas, em um horizonte maior de planejamento, ainda falta clareza para o seu negócio.

Responder a perguntas como: onde sua empresa vai estar em 10 anos? Qual o impacto que a sua empresa tem para sua comunidade em 5 anos? Quais as metas de faturamento e de lucro para daqui a 5 anos? Quais caminhos a sua empresa deve seguir para atingir os seus objetivos?

Se você não consegue responder perguntas como essa, está claro que falta planejamento estratégico. Um bom líder precisa saber exatamente onde quer chegar. E isso não é só sobre você. Isso é essencial para que ele possa, inclusive, conduzir as pessoas que dependem do seu legado para sobreviver.

Conhecer o impacto que sua empresa tem no mundo e aumentar o seu retorno para a sociedade não são atividades que podem ser delegadas.

Não ter um planejamento estratégico claro é um dos mais importantes sinais de que a sua empresa precisa melhorar.

3) Empresas com faturamento alto e baixo lucro

Nesse caso, não é que a empresa não gera resultados. Muito pelo contrário. O resultado gerado pela empresa parece ser fantástico. Só que em algum lugar ele se perde, desaparece.

E sempre aquela mesma história: entra muito, sai muito. Nos meses de maior demanda, você e sua equipe trabalham dobrado e o resultado não aparece. As contas ainda conseguem fechar no vermelho, mesmo com tanto caixa.

Esse é um sinal claro de que além de planejamento, a gestão financeira não vai bem. E que sua empresa precisa investir no controle financeiro, acertar o fluxo de caixa, entre outras ações.

4) Muitas ações que não vão melhorar resultados

Nesse cenário, todos se esforçam muito e trabalham bastante. Muitas horas-extras, muitas campanhas, marketing, vendas, e mesmo assim parece que nada dá retorno. A sensação que fica é a de nadar e morrer na praia.

Não demora muito para o desânimo contaminar a equipe toda. Afinal, seus esforços não são recompensados à altura que merecem. O desgaste só aumenta enquanto a produtividade cai.

E se alguém dissesse que é possível trabalhar menos e ter mais resultados?

O que define os resultados de uma empresa não é o número de ações que ela toma. Tampouco o número de atividades que tem em seu processo produtivo.

Já não é segredo para ninguém que 80% dos resultados são originados por apenas 20% das ações. O grande erro das empresas é não saber exatamente quais são essas atividades.

O necessário é conhecer o processo e identificar as ações que dão mais resultados. Isso pode ser feito com a ajuda de uma empresa de consultoria e o retorno pode vir em dias.

Quer saber mais sobre isso? Clique aqui.

5) A empresa não inova no mercado

Inovação é a palavra chave para empresas que pretendem sobreviver no mundo atual.

A cada dia os clientes estão mais exigentes e têm acesso a mais informação. Na verdade, mesmo que não queiram, eles são bombardeados com ofertas de produtos e serviços, na TV e, principalmente, em suas mídias sociais.

Além disso, a nova geração está sempre buscando por mais novidades. Se a empresa não inova, é muito difícil surpreender seus clientes, seja com novos produtos ou processos.

Encontrar produtos e serviços substitutos para tudo que já existe no mercado é tarefa fácil. Portanto, o diferencial da empresa está em atender bem e manter seus clientes interessados. Não basta vender, hoje é necessário melhorar resultados e investir na experiência de compra para encantar seus clientes.

Para se manter competitivo e inovando sempre, empresas gigantes como Samsung e Magazine Luíza mantêm setores exclusivos de desenvolvimento de tecnologias e produtos. E mesmo que sua empresa ainda não seja um grande nome do mercado, ainda existe a necessidade de inovar.

Uma forma de estimular a inovação em sua empresa é contratar, treinar e reter talentos. Além disso, é preciso criar um ambiente propício para que suas ideias sejam bem vindas e transformadas em produtos e serviços.

E aí, o que achou? Sua empresa precisa melhorar os resultados? Nossos consultores podem te ajudar. Para solicitar uma consultoria especializada para o seu negócio, acesse nosso site.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram