5 gatilhos mentais que podem melhorar o seu negócio

GATILHOS MENTAIS CAPA

As pessoas tomam decisões movidas mais pela emoção do que pela razão e os Gatilhos Mentais podem ser ótimas opções para quem deseja melhorar a produtividade

Antes de compreender como os Gatilhos mentais podem te ajudar a expandir nas vendas e na produtividade da sua empresa, você precisa primeiramente saber o que é são e como eles funcionam.

Os gatilhos mentais são decisões que são tomadas no conhecido “piloto automático”, para evitar o esgotamento do cérebro em meio a tantas opções que são disponibilizadas no cotidiano. 

 

Repare bem: quando uma pessoa se alimenta, não pensa duas vezes antes de mastigar, não é? Isto acontece por que ela já tem essa ação automatizada na mente, justamente para não ser sobrecarregada, já que existem outras situações que exigem soluções mais complexas.

 

O mesmo acontece com a decisão de compra. Existem sinais armazenados em nosso subconsciente que nos fazem escolher um produto ou serviço ao invés de outro, que pode até ser melhor, mas na nossa mente a escolha certa é aquela com lembranças ou traços já memorizados.

 

É como se o cérebro já soubesse o que fazer quando recebe esse sinal, ele filtra as decisões que realmente merecem atenção e, as demais, são realizadas de maneira já “programada”.

 

Existem alguns gatilhos mentais que são facilmente identificados em situações cotidianas. Veja alguns exemplos abaixo:

 

·                  A escassez

O medo de perder algo; Quando você deseja comprar algo ou adquirir um serviço em promoção válida apenas por 7 dias, faz de tudo para não perder essa oportunidade.

·                 Prova social

Histórico positivo de clientes; O iphone, é um aparelho que a maioria tem vontade de ter, já que recebe bastante elogio dos usuários que já possuem.

·                 Novidade

Algo novo para atrair; você pode ter um celular modelo c9, lançado há um ano no mercado, mas a marca resolveu inovar criou o c10x com mais funcionalidades do que o seu atual. E a partir daí percebe que necessita desse modelo novo (ou não).

 

Essas 3 formas rápidas e certeiras podem desenrolar alguma negociação e convertê-la em uma ótima venda ou até mesmo em uma fidelização com a marca. E, saber usar os Gatilhos Mentais corretos, ser estratégico e consciente é importante para que o cliente realize a compra do que você está oferecendo.

 

E, se você deseja saber um pouco mais sobre os Gatilhos Mentais e como eles podem ajudar a sua empresa a melhorar as vendas e o faturamento, veja abaixo os 7 sinais mais importantes para atrair o seu público e fazê-lo tomar a decisão de compra do seu produto ou serviço. 

 

 

Gatilhos mentais essenciais para aplicar na sua empresa

 

Já citamos acima 3 formas rápidas e assertivas de atrair o cliente usando os gatilhos mentais, agora, vamos te mostrar mais 5 sinais que podem ser utilizados no seu negócio para aumentar suas vendas:

 

1.          Autoridade

Normalmente as pessoas valorizam mais a opinião de alguém que consideram superior, seja pelo cargo que exerce e posição social ou por saber mais sobre determinado assunto. 

 

Um exemplo simples que pode comprovar essa teoria: se você está em busca de cursos livres para ampliar seu conhecimento, vai preferir assistir aulas de um professor universitário ou um amigo recém formado na faculdade? Pela lógica, com certeza vai escolher o profissional qualificado na área, não é?

 

Visto isso, podemos dizer que para atrair mais clientes você precisa se posicionar como autoridade em seu mercado e, para que isto aconteça, precisa deixar as estratégias um pouco de lado e focar nas ações que podem gerar valor ao seu público. 

 

Manter seus canais de comunicação ativos e atualizados com novidades dos seus produtos e serviços, pode ser uma maneira para criar um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes e provar para eles que sabe sobre o assunto.

 

2.          Reciprocidade

Quando alguém nos faz um favor, a nossa tendência natural é retribuir, correto? Comercialmente falando, é fundamental gerar valor aos clientes, antes de pensar no lucro que eles podem dar. 

 

Contudo, muitos empreendedores ainda sentem um pouco de receio e dificuldade na jornada de compras, pois desejam um retorno imediato do dinheiro que investiram.

 

Mas, se souber respeitar todas as etapas do processo e segmentar os clientes para os produtos e serviços que querem adquirir, suas vendas aumentarão naturalmente.

 

3.          Afinidade

É natural as pessoas se identificarem com outras que compartilham os mesmos medos, dores e ideias. Esse gatilho, somado com à prova social, pode motivar sua audiência a comprar mais. 

 

Afinal, se alguém que tinha o mesmo problema, conseguiu solucionar após a aquisição de um produto, significa que ele pode funcionar de verdade.

 

Um bom exemplo que podemos citar aqui é sobre as atividades físicas. 

 

Normalmente todos que iniciam uma vida fitness, relatam bons resultados para os amigos que também têm problemas com o físico e acabam motivando-os a praticar exercícios também, já que tiveram um retorno satisfatório dos seus esforços.

 

4.          Curiosidade

Todo mundo é curioso e essa vontade de descobrir as coisas ou saber mais sobre algo, aumenta em partes do cérebro algumas atividades relacionadas ao prazer. 

 

Portanto, é possível usar elementos que aguçam a curiosidade do seu público para mantê-los interessados do que você está oferecendo no mercado.

 

E, esse mesmo desejo de conhecer sobre um determinado assunto, produto ou serviço que foi disponibilizado em partes, fará com que as pessoas busquem mais informações, assista seus vídeos, assinem uma newsletter e abra seus e-mails e até mesmo realizam uma compra.

 

5.          Segurança

Todo mundo é curioso e essa vontade de descobrir as coisas ou saber mais sobre algo, aumenta em partes do cérebro algumas atividades relacionadas ao prazer. 

 

Portanto, é possível usar elementos que aguçam a curiosidade do seu público para mantê-los interessados do que você está oferecendo no mercado.

 

E, esse mesmo desejo de conhecer sobre um determinado assunto, produto ou serviço que foi disponibilizado em partes, fará com que as pessoas busquem mais informações, assista seus vídeos, assinem uma newsletter e abra seus e-mails e até mesmo realizam a aquisição.

 

Saiba aplicar na sua empresa e use com moderação

 

Agora que você já sabe quais os gatilhos mentais que podem melhorar suas vendas e seu relacionamento com o público-alvo, já pode começar a utilizar nos negócios. 

 

Contudo, é preciso tomar muito cuidado para não ultrapassar os limites da persuasão e acabar sendo mais uma empresa que não entrega valor.

 

O segredo para usar esses sinais é saber diferenciar a hora de atrair da hora de converter. Além disso, é necessário oferecer uma oferta adequada ao seu cliente, independente do estágio de compra que ele esteja.

 

Afinal, nem todos são iguais e, nem todas as pessoas têm as mesmas dores, as mesmas necessidades e, obviamente, a mesma segurança no que está comprando.

 

Por isso é preciso ter clareza ao falar sobre um determinado produto ou serviço, e mostra que a empresa é uma autoridade do segmento.

 

Ficou na dúvida? Como podemos te ajudar?

 

Se ficou com dúvidas sobre o conteúdo desse artigo ou quer saber mais e como aplicar os Gatilhos Mentais no seu negócio, fale com a gente!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram