5 Estratégias para atrair clientes e vender mais Se destacar dos concorrentes, atrair clientes e vender mais. Essas características se tornaram os principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente. Mesmo com a esperança de recuperação da economia brasileira, apenas um preço competitivo já não garante, sozinho, a conquista de resultados. A empresa precisa oferecer diferenciais e contar com estratégias consistentes para chamar a atenção do público e vender mais. Também é importante lembrar que o perfil do cliente mudou nos últimos anos, tornando-se muito mais exigente e bem informado. Ele pesquisa antes de comprar, compartilha a opinião nas redes sociais e é muito crítico quanto ao atendimento — a famosa experiência do usuário. Portanto, para ajudar sua empresa a atrair clientes e vender, nós vamos mostrar as melhores estratégias que você pode implementar no seu negócio, garantindo melhores resultados em vendas. Acompanhe! Em primeiro lugar, saiba:

Como atrair clientes e vender mais

As estratégias, a seguir, bem implementadas, permitirão com que sua empresa alcance os resultados que você deseja. Vamos a elas.

1) Conheça seu cliente

A primeira estratégia para atrair clientes e vender mais é, justamente, conhecer para quem você deseja vender. Para alcançar este objetivo, você precisa segmentar seus clientes, conhecendo, detalhadamente, suas preferências, gostos e necessidades. Veja os dados que você precisa colher, por exemplo:
  • Geográficos: país, estado, cidade e até mesmo bairro onde seu público se encontra;
  • Demográficos: características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, religião, raça, nacionalidade e tamanho da família;
  • Psicográficos: estilo de vida, personalidade e valores;
  • Comportamentais: comportamentos relacionados ao processo de compra, aos seus produtos e serviços, objeções etc.

2) Crie uma Persona para seu negócio

Esta estratégia é, praticamente, uma consequência da anterior, sendo essencial para o seu plano de atrair clientes e vender mais. Depois de coletar todos os dados relacionados ao seu público-alvo, você tem condições de criar uma persona para seu negócio. A persona é uma espécie de representação do seu cliente ideal. Quanto mais específica for essa descrição, melhor. Você pode definir características como nome, idade, onde mora, faixa salarial, relação familiar, seus interesses, hobbies, desejos, objetivos e medos. O objetivo é montar um personagem e sempre usá-lo como base para descobrir se seus produtos, serviços e conteúdos estão alinhados com os desejos e necessidades da maioria de seus clientes, que possuem características muito similares. Outra vantagem da definição da persona é que você consegue se posicionar de maneira mais eficiente no seu mercado de atuação. Porque você estará “falando” com a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo.

3) Faça pesquisa de Mercado

Uma das melhores ferramentas existentes para vencer a concorrência, atrair clientes e vender mais é a pesquisa de mercado. As empresas que sabem coletar, analisar e usar os dados disponíveis sobre seu segmento, conseguem elevar seu desempenho e melhorar os seus resultados, obtendo uma excelente vantagem competitiva. Tecnologias como inteligência artificial e Big Data elevaram a coleta e análise de informações a outro nível, permitindo extrair o máximo de inteligência dos dados disponíveis. Na era dos computadores, celulares e da internet, o conhecimento se transformou em uma das mais importantes ferramentas organizacionais. Nesse contexto, existem algumas vantagens de realizar uma boa pesquisa de mercado, como por exemplo:
  • Posicionamento da empresa: a pesquisa de mercado ajuda a identificar o posicionamento da sua empresa em relação aos concorrentes. Assim, você sabe se suas estratégias de marketing, fidelização e branding estão funcionando;
  • Qualidade de seus produtos e serviços: a pesquisa permitirá entender a opinião dos clientes sobre as soluções que sua empresa oferece, bem como a percepção de valor e índice de satisfação com seus produtos e serviços;
  • Tendências do mercado: a análise dos dados pode identificar novas oportunidades, tendências ou alguma demanda reprimida que podem ser atendidas por novos produtos, mudanças no atendimento ou até mesmo pela implementação de serviços diferentes;
  • Estudar concorrência: os resultados obtidos com a pesquisa permitirão conhecer melhor o que sua concorrência está fazendo que está funcionando, para adaptar ao seu negócio, e o que eles estão fazendo que não está tendo resultados, para não cometer os mesmos erros;

4) Invista em Marketing de Conteúdo

Essa é uma metodologia para atrair clientes e vender mais que vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente no mercado B2B. Consiste, basicamente, em entender as dores e necessidades da persona, uma representação genérica do seu cliente ideal, produzindo, a partir deste conhecimento, conteúdo de qualidade, que eduque e agregue valor ao seu público. A ideia principal é atrair a atenção das pessoas, cativando-as a ponto de transformá-las em clientes. Normalmente, estes conteúdos não são destinados a vender diretamente. Eles são usados para informar, educar e construir a autoridade da sua empresa junto a um público-alvo bem segmentado. No médio e longo prazo é uma estratégia que permitirá sua empresa atrair mais clientes e vender mais, com resultados bem efetivos, pois, constrói uma autoridade que faz as vendas B2B acontecerem de forma mais fácil e natural. Outra vantagem desta estratégia é que, para consumir os conteúdos compartilhados, as pessoas geralmente precisam deixar informações de contato, como e-mail e telefone. Portanto, essa captação de dados permite que a empresa se relacione com esses potenciais clientes, reforçando a autoridade e facilitando o trabalho da equipe de vendas, que pode entrar em contato com leads mais qualificados.

5) Metrifique suas vendas

É difícil melhorar aquilo que não conseguimos medir. Portanto, para atrair clientes e vender mais você precisa entender como estão sendo realizadas as vendas atuais. Escolher e monitorar as métricas relacionadas às vendas será fundamental para identificar gargalos e aumentar as taxas de conversão. Isso significa manter um olhar atento sobre o ciclo de vida dos clientes, a rentabilidade das suas ações de marketing, número de leads que se tornam clientes, ciclo de vendas, e quantas conversas são necessárias para fechar uma venda.

Pronto para aumentar suas vendas?

O mercado está cada vez mais competitivo, obrigando os líderes empresariais a buscarem soluções criativas para seus negócios serem notados. Em suma Os caminhos apontados neste post se destacam entre as principais estratégias de marketing para atrair clientes e vender mais. Algumas delas podem funcionar melhor do que outras, dependendo do seu segmento de atuação da empresa. O importante é você testar e adaptar para o seu negócio, evitando perder novas oportunidades e aumentando seus resultados. Gostou do texto? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas.