Empreender no Brasil é um pouco mais complicado do que a maioria pensa. Alguns desafios são bem óbvios, enquanto outros aparecem somente quando o negócio é posto em prática. Conheça os 4 principais desafios e saiba como contorná-los para obter sucesso!

 

Desestímulo dos amigos e familiares

empreender

Uma das primeiras barreiras encontradas pelos empreendedores é descrença dos amigos e familiares na ideia de empreender.

Isso se dá pelo fato da maioria da população ser composta por pessoas que possuem um perfil mais conservador, preferindo, por exemplo, a segurança oferecida pelo Estado no exercício de um cargo público. Infelizmente, muitas pessoas desistem de empreender para se enquadrar neste padrão. Com isso, muitos negócios com potencial não se tornam realidade.

Diferindo-se da tendência apresentada, os empreendedores costumam ter um perfil menos conservador, buscando assim a fuga da zona de conforto. Desse modo, por conta desta inquietação muitos não conseguem se adaptar ao enquadramento exigido pela sociedade.

A opinião de amigos e familiares deve ser levada em conta, porém devemos ter em mente que provavelmente sua ideia será contestada por muitos. Se você realmente acredita na sua ideia, busque sempre tomar essas opiniões como ponto de melhoria, e não como ponto chave para empreender.

Parafraseado Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé:

“Se você escutar que algo é impossível, ou te chamarem de louco, você está no caminho certo. “

Desafios de empreender

Alta carga tributária

 

Mesmo com a incidência de altas cargas tributárias no cenário brasileiro, uma grande parcela da sociedade não percebe a existência de impostos diluídos nos produtos e serviços. Essa perspectiva muda quando nos tornamos empresários, já que sabemos precisamente quanto o Estado cobra de cada produto vendido.

As altas taxas tributárias cobradas pelo estado tornam-se um grande desafio para os empreendedores, uma vez que contribuem de forma significativa para o aumento de custo do negócio. Por conta disso, torna-se necessário um repasse para o consumidor, que finalmente passa a consumir menos por conta dos altos preços.

Uma maneira de amenizar essa alta carga tributária seria a execução de uma análise tributária aprofundada. Esta consiste no enquadramento da empresa no melhor regime de tributação possível para o segmento, podendo assim, acarretar na amortização uma série de impostos.

 

 Composição do quadro de funcionários

 

Este problema geralmente é detectado quando o negócio abre as portas. Assim, é evidente que na execução do negócio a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada fica mais clara para o empreendedor. Em verdade, poucos empresários estão plenamente satisfeitos com sua equipe. Desse modo, esse fator traz como principal consequência uma alta rotatividade de funcionários nas empresas, chamado por muitos de turn-over.

Segundo o site da Exame, em 2014 o turn-over no Brasil cresceu duas vezes mais do que a média mundial. Conclui-se então que no país, a insatisfação dos empresários com os seus funcionários é muito maior do que no resto do mundo.

É importante deixar claro que o turn-over não é causado apenas pelos funcionários, uma vez que muitos empresários os negligenciam. A crise de sentido é algo presente na geração atual, fazendo com que as pessoas busquem sempre a satisfação pessoal.

Porém em muitas empresas os funcionários não são estimulados pelos seus patrões, que os mantém por muito tempo com o mesmo salário e mesmo cargo. Além disso, não buscam fornecer uma maior capacitação aos seus empregados. Com isso, a monotonia causada por esse comportamento dos empresários também acaba culminando no turn-over visto em nosso país.

O endomarketing é uma ótima maneira de reduzir o turn-over na sua empresa. Tal instituto consiste na utilização de um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para a parte interna da empresa.

Através dessa prática podemos estimular os funcionários a abraçar a causa da negócio, criando um laço entre o funcionário e empresa. Dessa forma, o sucesso da empresa se torna um fator chave na satisfação do funcionário.

 

Leis Trabalhistas

 

Outra queixa comum dos empresários são as Leis Trabalhistas. Hoje em dia, é muito complicado contratar por conta do vínculo empregatício criado. Demitir hoje, por exemplo, é uma das coisas que mais onera o negócio. E muitas vezes o patrão se vê numa situação em que é melhor manter o funcionário ruim do que o demitir.

Os impostos cobrados intrínsecos ao vinculo empregatício também são muito altos. A partir do momento em que a carteira do funcionário é assinada, enquanto o seu benefício será de mil reais, o custo para empresa ficará aproximadamente o dobro.

Esses fatores propiciam um maior receio das empresas ao contratar funcionários. Dessa forma, pode-se inferir que, as leis trabalhistas possuem uma significativa participação na inibição do crescimento de algumas empresas. Contudo, é importante deixar claro que, no cenário atual, as Leis Trabalhistas são fundamentais para assegurar direitos fundamentais dos empregados.

Uma maneira de diminuir o custo que essas leis causam às empresas é a contração. Sempre que possível, de prestadores de serviços, já que não é necessária a criação de vínculo empregatício.

 

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais sobre os desafios de empreender?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: 15 ideias de negócio que prometem sucesso em 2018.