A gestão das atividades relacionadas a produção de uma empresa pode ser realizada com a aplicação de uma logística empresarial.

Que empresa não gostaria de ter mais lucros, menos problemas e clientes mais satisfeitos com o seu trabalho? Conseguir essas três coisas em um negócio, quando se tem uma alta demanda e pouca organização, parece um pouco difícil, não é? Com uma logística empresarial aplicada para o gerenciamento e planejamento de produção, a área administrativa de uma empresa pode facilmente ter bons resultados que serão consequentemente distribuídos pelos demais setores.  

O que é logística empresarial?

A logística empresarial é a gestão das atividades relacionadas a uma empresa, seja na distribuição de recursos, gestão de pessoas, armazenamento, estoque, transporte, planejamento e demais atribuições que tenham como finalidade atender as necessidades dos clientes em curto espaço de tempo.

Esse processo normalmente é realizado pela administração da empresa e, é essencial para garantir o andamento da produção e atendimento das demandas no prazo.

Como esse método surgiu nas empresas?

A logística é uma maneira muito mais antiga do que imaginamos. Ela teve destaque durante as grandes guerras, onde na época, era necessário pensar em como abastecer os exércitos com comidas, remédios e uniformes. Esse método de organização chegou as empresas por volta dos anos 50, quando as matérias-primas dos produtos começaram a ser exportadas.

No Brasil, essa atividade se tornou importante por volta dos anos 90, quando a redução das taxas de importação, proporcionaram a comercialização dos produtos no mercado interno por empresas estrangeiras, abrindo portas para a concorrência no produto nacional.

 

A famosa lei da oferta e demanda

Oferta e demanda são conceitos diretamente ligados à logística empresarial. Suas operações são basicamente de gestão de pessoas, produção, precificação de produtos, estoque e planejamento e pesquisa de compra com fornecedores.

Por exemplo: a oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível, como um celular modelo X, lançado em edição limitada. Já a demanda, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar, como a exemplo do mesmo aparelho que possivelmente tenha uma procura maior do que a quantidade oferecida.

Basicamente, para entender a lei da oferta e demanda, é só saber que quando a demanda é maior do que a oferta, normalmente os preços tendem a subir, e vice-versa.

 

Impacto da aplicação de uma logística correta na empresa

Com tanta competitividade no mercado, ter uma logística correta na empresa pode destacá-la frente aos concorrentes. No entanto, se essa administração não for feita de maneira correta, essa gestão pode virar um verdadeiro problema.

Abaixo, veja como um bom sistema logístico possibilita bons resultados na produtividade dos negócios: 

Redução de custos

Com a otimização dos processos, os custos com retrabalhos, trabalhos duplicados e processos repetitivos serão reduzidos ou até mesmo sanados.

Maior visibilidade de processos

A logística permite que todos os processos sejam acompanhados de perto. Desta forma, a empresa consegue encontrar com maior facilidade as possíveis falhas, para que possa agir corretamente na realização de seus serviços.

Eficiência e agilidade

Com toda a operação logística otimizada, as demandas podem ser remanejadas com menor tempo de parada, aumentando a qualidade e precisão das entregas.

Aumento na lucratividade

Com a ajuda das tecnologias e a utilização de um software de gestão, o trabalho dos diversos setores envolvidos com a logística é otimizado e cada uma das atividades é realizada de maneira mais estratégica, oferecendo melhores condições para o caixa da empresa.


E quais as atividades básicas na logística empresarial?

Você deve estar se perguntando: do que realmente a logística cuida? Quais são as áreas de responsabilidade desse gerenciamento? Existem três atividades básicas que são de extrema importância para o processo tenha um ótimo rendimento, são elas:

  • Transporte e distribuição

Onde são tomadas as decisões sobre o transporte das mercadorias e das matérias-primas.

  • Gestão de estoque e de compras

Onde ocorre o registro de entrada e saídas financeiras e trata da quantidade de mercadorias e matérias-primas armazenadas.

  • Armazenagem

Essa gestão determina onde, como e quem será o responsável por armazenar os produtos.

Agora que você já sabe quais as atividades essenciais em uma logística empresarial e como elas funcionam, vamos te ajudar no processo de implementação dessa gestão em sua empresa.

4 Dicas para implementar a logística empresarial no seu negócio

Essas dicas são fundamentais para quem deseja implementar um gerenciamento mais completo nos negócios e ficar atento a todos os detalhes de produção e entrega.

1 – Processos internos

Crie um planejamento para o desenvolvimento de cada setor para garantir que as demandas sejam cumpridas. Esse é o modo mais prático de manter as atividades da empresa sob controle e conseguir medir a produtividade de cada equipe.

2 – Modernização

Use as novas tecnologias a seu favor. Elas vão facilitar, agilizar e automatizar os processos e diminuir os riscos de erros nas contagens de estoque.

3 – Integração

Facilite os processos das equipes de produção. Os responsáveis pelas aquisições, movimentação, armazenagem e entrega de produtos devem ficar em um único setor.

4 – Meça tudo

Estabeleça objetivos por meio de métricas para conseguir medir os resultados e otimizar o seu negócio. Fique sempre atento a cada variação dos números e controle tudo de perto.

Diante do que já foi citado, podemos afirmar que a logística empresarial garante o fluxo correto das demandas, possibilitando o fornecimento e atendimento com os produtos e serviços sem atrasos.

Promova as melhorias necessárias na sua empresa

Como foi possível perceber, a logística empresarial tem uma participação significativa em um negócio. Sejam elas, demandas de produtos ou serviços.

Os processos devem ser realizados para que os responsáveis consigam gerenciar e acompanhar toda movimentação do planejamento e produção do que é ofertado pela sua empresa até chegar ao consumidor final. Esse gerenciamento surgiu no mundo business para reduzir os custos e aumentar a lucratividade. Além de ser fundamental para que as necessidades dos clientes sejam atendidas conforme o solicitado.

De fato, a logística empresarial é capacidade de ampliar e cuidar dos processos internos de uma empresa, com um bom planejamento, divisão de setores e acompanhamento da produção.

E, com o mercado cada vez mais competitivo, a tendência é que as empresas estejam preparadas para enfrentar as demandas e os novos desafios logísticos para gerenciar.

Sua logística empresarial realmente está dando conta da sua alta demanda? Você está precisando implantar um gerenciamento mais adequado na sua empresa?

Faça agora mesmo um diagnóstico completo. Para que possamos te ajudar nessa jornada!