Para uma empresa que busca ser mais competitiva, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado. Afirmando de outra maneira, não conhecer as forças e fraquezas dos competidores é colocar a sua própria empresa de olhos vendados em uma competição acirrada. Onde é necessário estar atento a todos os movimentos.

Em primeiro lugar

Quando foi a última vez que sua empresa analisou o seu mercado?

O conhecimento que sua empresa possui sobre os concorrentes, os consumidores, as tendências e tudo o que compõe o mercado está atualizado?

Vamos nesse artigo abordar sobre a importância e os meios para analisar o mercado e aumentar a competitividade.

 

POR QUE PESQUISAR O MERCADO?

 

A atual dinâmica do mercado tem exigido dos administradores e gestores frequentes tomadas de decisões. E essas decisões estão cada vez mais complexas! Devido, principalmente, à quantidade de variáveis envolvidas e ao aumento das informações que devem ser estudadas. E sabemos que o custo de uma decisão mal tomada é altíssimo. Podendo, até mesmo, por em risco a saúde da empresa.

Daí surge a importância de realizar uma pesquisa de mercado:

Portanto, mais do que estar parcialmente atualizado, possuir estudos aprofundados sobre o mercado de atuação da empresa tornam as decisões mais fundamentadas e aumentam as chances de sucesso.

Realizar uma pesquisa de mercado, portanto, não deve ser considerado um luxo para poucas empresas. Ou uma atividade supérflua ou secundária.  Além disso, é algo de extrema importância para abrir a visão dos empreendedores e gestores e conduzir os negócios na direção correta.

Outro fator importante quando se trata de fazer uma pesquisa de mercado é que as informações coletadas e analisadas colaboram para direcionar os esforços da empresa. Principalmente a fim de se diferenciar no mercado e ofertar soluções mais adequadas aos consumidores.

Quando há um conhecimento mais claro e atual sobre os concorrentes, a empresa consegue identificar quais são as suas próprias fraquezas. Como em quais aspectos ela está sendo ultrapassada, por exemplo. E quais são as suas forças, podendo intensificar ainda os seus diferenciais.

 

ANÁLISE DE CLIENTES E INOVAÇÃO

 

Quando os seus clientes realmente são conhecidos, é possível oferecer soluções mais adequadas. Além de possuir uma abordagem comercial mais eficaz e realizar ações de marketing que realmente surtem efeito. Tão importante quanto conhecer os concorrentes e os clientes é ter um conhecimento atualizado sobre as tendências. Tanto do seu mercado quanto das oportunidades e os riscos que podem surgir.

A alta competitividade está também relacionada com a capacidade da empresa de inovar e de aproveitar bem as oportunidades que mercado oferece. Sua empresa quer ir além e obter resultados ainda mais interessantes? Quer se tornar mais competitiva? Ela pode monitorar o mercado ao invés de apenas analisá-lo esporadicamente.

Sabendo que atualmente o mercado está mudando com uma velocidade muito grande e que as oportunidades surgem e passam rapidamente, muitas empresas tem optado por um monitoramento contínuo do mercado. Isso tudo para aproveitar todos os movimentos favoráveis e para responder como mais agilidade às ameaças.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Potencial de mercado: como calcular e analisar.