Os Processos no Alcance dos Resultados

Por Bianca Randam, Consultora

Em um cenário de crise, recessão, inflação, desemprego e altas taxas de juros, a otimização dos processos tem importância estratégica. As margens de lucro reduzidas, a maior sensibilidade dos consumidores ao preço e à concorrência são fatores que tornam a eficiência organizacional a chave pra a geração de vantagem competitiva sustentável.

Dessa forma, cada organização precisa compreender com precisão o modo que realiza seu trabalho, com o intuito de um aumentar a produtividade e reduzir custos. Para tanto, um dos primeiros desafios encontrados é a modelagem de processos.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para um mapeamento de processos e é necessário que essa escolha seja baseada a partir das especificidades de cada empresa. Por exemplo, o nível de instrução dos colaboradores pode determinar essa decisão, pois interfere diretamente na compreensão do funcionário acerca de suas atividades. No caso de uma empresa na qual o nível de instrução dos funcionários é baixo, o desenho precisa ser mais simples, visual e atrativo.

Por outro lado, em uma organização mais complexa, com colaboradores mais qualificados e processos sem sequência lógica de acontecimento, a modelagem precisa ser mais dinâmica. Desse modo, é possível perceber que não existe uma técnica melhor do que outra, elas variam a depender do negócio em questão.

O objetivo principal do desenho é a sistematização das atividades, possibilitando uma visão esquemática e simplificada da organização. Nesse contexto, um planejamento metódico é imprescindível, sendo necessário que a empresa, muitas vezes, se desprenda de antigos padrões originados a partir da experiência.

Portanto, uma consultoria organizacional pode auxiliar na revisão dos processos sob uma perspectiva diferente, trazendo uma análise mais técnica acerca da distribuição de atividades. Assim, um serviço de Estruturação Organizacional é realizado de forma extremamente personalizada, atendendo as individualidades de cada organização, tendo em vista que cada empresa funciona de maneira singular.

Gostou do artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do 1º Atendimento ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *