Em maior ou menor intensidade, todos têm uma alma empreendedora. Isso porque o ser humano é criativo (algumas pessoas, porém, não alimentam ou reprimem essa criatividade). E está sempre em busca de viver e construir algo novo. Isso é válido no meio empresarial: o empreendedor está sempre à procura de novas oportunidades de negócio.

Porém, muitos se deparam com a situação onde há o desejo e a força para empreender. Por vezes até dispõem dos recursos necessários (conhecimentos, tecnologia, dinheiro, etc.), mas não encontram uma boa oportunidade. Não conseguem enxergar opções e dentre elas escolher a melhor.

Como identificar oportunidades de negócios? E como levantar as informações corretas? Além disso, como posso estimular a criatividade? Como escolher a melhor oportunidade?

Vamos explorar alguns aspectos dessa temática.

 

LER E BUSCAR INFORMAÇÕES

negócio

O primeiro aspecto a se considerar é o que poderíamos chamar de básico:

Sem o conhecimento do que está acontecendo no mundo, nas pessoas, no mercado, e até mesmo em si próprio, dificilmente boas ideias surgirão. É preciso sair da zona de conforto e enxergar além daquilo que é o comum da vida.

À medida que livros, notícias e estudos forem lidos; conforme novos lugares forem visitados e novas experiências forem vividas; ao passo que seu olhar, sua atenção e sua capacidade de observação forem aprimorados, então novas oportunidades serão mais facilmente percebidas. É preciso sair do superficial.

Se estamos falando de negócios, então é preciso considerar ainda estar atualizado e com conhecimentos também em áreas da administração, como finanças e marketing. Não se trata aqui somente de obter uma boa ideia, mas de uma oportunidade de negócio.

Com essa abertura e busca por conhecimentos, experiências e novidades, e com o faro apurado para identificar oportunidades, é hora de dar passos.

 

OPORTUNIDADES NO QUE JÁ É HABITUAL

 

Muitos empreendedores, ao buscar oportunidades, esquecem – ou acreditam não ser possível – de analisar as possibilidades de negócio dentro daquilo que já faz parte do seu cotidiano. E fazem ou pensam assim por julgarem que já tem domínio sobre tudo o que se refere a tal setor ou por não ter perspectivas positivas nele.
Antes, porém, de eliminar o setor onde você já está presente, é importante analisá-lo com cuidado.

Há atividades, produtos ou serviços que possam ser aprimorados? O setor está necessitando de alguma inovação que possa ser desenvolvida? O setor está desatualizado em relação às tecnologias hoje existentes e você pode modernizá-lo?

Imaginemos um empreendedor que atue há 10 anos no setor de autopeças. Muito conhecimento e experiência já foram acumulados. Porém, os muitos anos nesse setor o faz desejar algo novo, e o primeiro impulso é buscar uma atividade em outro setor. Não que se inválida essa busca, mas talvez os anos de conhecimento e experiência, aliados com um bom estudo do setor e das novidades do mercado, pode representar uma oportunidade de negócio ainda não percebida pelo setor.

A dica é: olhe para aquilo que já está acostumado mas de uma perspectiva diferente e com conhecimentos e experiências novas.

 

OPORTUNIDADES NO QUE NÃO É O SEU COTIDIANO

 

Por outro lado, observar aquilo que está fora do nosso dia-a-dia pode nos fazer enxergar oportunidades que as pessoas que já estão inseridas nessa realidade ainda não perceberam. Quando for navegar em mares desconhecidos – setores do mercado em que você nunca atuou – torna-se ainda mais importante adquirir conhecimentos e experiências. Leia a respeito, visite lugares, converse com pessoas que já atuem nesse setor.

É importante, pois facilita a condução do empreendimento, buscar oportunidades em setores com os quais você já tenha alguma familiaridade. Se, por exemplo, você nunca atuou no setor de usinagem e possui pouco ou nenhum conhecimento sobre essa área, mas possui mais familiaridade com o setor de logística por já ter estudado à respeito, talvez seja preferível olhar com mais atenção para essa segunda opção.

Vale lembrar que os produtos e serviços existem para satisfazer as necessidades e desejos das pessoas. Por isso, não deixe se olhar para as pessoas: o que elas estão buscando e não estão encontrando? O que mais tem significado dificuldade para sua vida? Como você poderia ajudar a tornar o dia-a-dia das pessoas mais ágeis, produtivos ou felizes?

Quanto mais você se distanciar da sua realidade empresarial atual, maior a necessidade de observar com atenção e estudar com mais afinco.

 

OPORTUNIDADES ALÉM DO HOJE

 

Não se deve construir um negócio pensando apenas no hoje ou no curto prazo. Muitas empresas morrem por esse descuido: percebem uma oportunidade momentânea, apostam nela, e não cuidam para que ela seja perene ou ao menos durante por bons anos.

Por isso, muitas oportunidades de negócio podem ser encontradas quando se olha para o futuro, e não apenas para o presente.

O que está por vir? O que deve acontecer em 3, 5 ou 10 anos? Quais são os serviços ou produtos que as pessoas e empresas demandarão?

A prosperidade de um negócio não está relacionada apenas com uma boa administração e com um bom produto ou serviço, mas também com o timing da oferta. Isto é, saber ofertar no momento certo, para as pessoas certas e da forma certa. Está relacionamento, muitas vezes, com ser inovador! E sair na frente dos competidores, ainda que isso traga consigo uma dose de riscos.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: 15 ideias de negócio que prometem sucesso em 2018.