Consultoria em Finanças é um serviço essencial para que um negócio possa ser iniciado, consiga sobreviver e atinja seus objetivos

Para que um planejamento financeiro tenha valor e seja efetivo, é necessário contar com diversos planos de ação, orientação de especialistas e ajuda das tecnologias disponíveis. Uma boa consultoria em finanças trará as soluções necessárias para o seu empreendimento.

Nós, da Empresa ADM Jr., agregamos valor em cada etapa deste serviço, desde a avaliação do empreendimento até a entrega das soluções.

Consultoria em finanças: o que esperar

Os serviços prestados pela consultoria em finanças podem variar de acordo com o tipo de profissional contratado, mas, em geral, um consultor avaliará sua situação atual – incluindo os ativos, dívidas e despesas – e identificará as áreas onde podem ser feitas melhorias.

Além disso, o profissional responsável pelo projeto fará perguntas sobre seus objetivos e criará um plano para te ajudar a alcançá-los.

Precisamos salientar que a melhor maneira para que um planejamento tenha sucesso, é verificar os dois principais fatores:

Quantias Regulares ou ordinárias

São os gastos de todos os meses: aluguel do espaço de trabalho, internet, salário dos funcionários, impostos, notas fiscais, etc.

Gastos Irregulares ou extraordinários

Os gastos empresariais irregulares abrangem exemplos diversos: reajuste salarial dos funcionários, multas por eventuais atrasos de pagamentos, manutenções que não são previstas, confraternizações em datas comemorativas e danos ao ambiente de trabalho.

A assessoria fornece aconselhamento ou orientação aos clientes para compensação, que é o cálculo das obrigações líquidas (dívidas) antes que ocorra o devido pagamento de uma dívida (liquidação). E também pode fornecer outros serviços diferentes, como: gestão de investimentos, e planejamento tributário e imobiliário.

Razões para contratar o serviço de consultoria em finanças

São inúmeros os fatores que podem contribuir para a contratação de consultoria em finanças, que vão desde pequenas crises de gestão, até a declaração de falência de uma empresa.

Independentemente da sua situação atual, você quer estar assessorado por profissionais experientes e inovadores, que buscam alternativas eficazes para ajudar no êxito do seu negócio.

O sucesso de qualquer empresa depende, em partes, de como suas finanças são administradas. O planejamento de recursos envolve ter objetivos claros e desenvolver estratégias sobre como usá-los da melhor maneira possível.

Isso assegura que você não apenas atenda aos objetivos de curto prazo, mas também às metas de crescimento e expansão a longo prazo.

Consultoria em Finanças pessoas olhando gráficos

Muitos empreendedores acreditam que podem cuidar sozinhos dos problemas financeiros de sua organização, economizando os custos de contratação de uma equipe especialista. A verdade é que as finanças são uma área complicada e que requer aconselhamento para obtenção de sucesso. É aí que entra o papel de um consultor financeiro:

Esse profissional tem habilidades e experiência para oferecer consultoria financeira sólida, gerenciar seus impostos e gerar o máximo retorno de seu investimento.

Redução das suas tarefas

Se você administra seu próprio negócio, provavelmente está desempenhando funções variadas. Especialmente se você for um empreendedor. Em muitos casos, esse profissional passa a ser o chefe de vários departamentos da empresa – como desenvolvimento de produtos, marketing, garantia de qualidade e suporte ao cliente.

É ele quem vai pensar em quais novidades colocar no mercado, como divulgar sua marca e como fazer com que os clientes tenham uma experiência satisfatória ao lidar com seu produto ou serviço.

Em tais situações, às vezes o tempo é tão escasso para administrar tudo de uma vez que não consegue alocar tempo suficiente para planejar as finanças, embora essa seja uma área que claramente requer atenção extra.

É neste e em diversos outros contextos que um especialista financeiro é necessário. Ele proporciona a tranquilidade de saber que há um profissional experiente cuidando do seu negócio.

Experiência especializada

É possível que um profissional de fora da área da administração possa obter conhecimento de questões financeiras educando-se, mas ainda assim suas ações não irão se igualar à experiência fornecida por um especialista. Isso ocorre porque eles têm amplo treinamento e possuem experiência no trabalho para diferentes setores empresariais.

A experiência desses profissionais é valiosa – eles podem avaliar suas práticas e métodos de negócios e sugerir otimizações com base nas melhores práticas do setor. Além disso, terão precaução para que você não gerencie mal seus recursos e que os use para gerar o máximo de retorno.

Entendimento de planos futuros

Os proprietários muitas vezes ficam presos na gestão do dia a dia do negócio, esquecendo-se de olhar para o cenário mais amplo e pensar em seus objetivos de longo prazo. Um consultor financeiro garantirá que você tenha uma visão clara para o futuro e que o negócio esteja na direção certa em termos de estabilidade e crescimento.

Eles podem fazer previsões para o desempenho futuro com base em vários indicadores financeiros, como: condições de mercado, desenvolvimentos tecnológicos e mudanças na concorrência, além antever a probabilidade de o negócio atingir seus objetivos. Dessa forma, você saberá se as suas estratégias estão dando resultado ou se serão necessárias mudanças específicas.

A equipe de assessoria também poderá ajudá-lo a tomar decisões de investimento, projetando se um novo produto ou projeto tem probabilidade de ser lucrativo.

Cortes de custos

Já que os consultores financeiros têm como foco fazer o melhor uso dos recursos disponíveis, eles estarão o determinados a cortar custos onde for possível, além de reduzir o desperdício ao mínimo.

Eles podem ajudá-lo a desenvolver um sistema de contabilidade para monitorar gastos. Depois de ter esse sistema em vigor, você será capaz de identificar as principais variações nos gastos em uma base periódica, permitindo que tome as medidas corretivas o mais rápido possível, para garantir que os custos flutuem dentro do orçamento.

Consultoria em finanças: receba opiniões críticas

Consultoria em Finanças gráficos e planilha

As decisões sobre investir que são influenciadas por sentimentos, especialmente aqueles de medo e incerteza, muitas vezes vêm com uma grande chance de fracasso. A objetividade é muito importante ao tomar decisões – é preciso colocar as emoções de lado e, em seguida, decidir que curso de ação tomar.

Um consultor profissional fornece essa independência e objetividade. Ele garante que você tenha todas as informações necessárias, com valiosas recomendações baseadas em seu conhecimento e experiência, permitindo, assim, que você aprenda a tomar melhores decisões.

Pesquisas e soluções

Antes de mais nada, precisamos entender que a consultoria em finanças investe em pesquisa. A natureza desse serviço é ter uma visão completa das tendências do mercado e da indústria, aplicando uma abordagem meticulosa em questões jurídicas e fiscais.

Ao trabalhar com você, esses profissionais usarão as pesquisas realizadas para fornecer soluções para seus problemas com base em necessidades específicas.

Auxílio no equilíbrio das finanças comerciais

Muitas pessoas começam um negócio para melhorar sua posição financeira, mas uma vez que o projeto está em andamento, se tornam tão focadas que esquecem de realmente analisar os ganhos pessoais que estão gerando com ele.

Aposentadoria é algo com que muitos empresários se preocupam, porque você não pode receber uma pensão se estiver administrando seu próprio negócio.

Uma consultoria em finanças o ajudará a planejar seu futuro, sugerindo maneiras de administrar suas economias pessoais para que possa colher os benefícios de seu trabalho mesmo depois de aposentado.

Saiba que tipo de conselho você precisa. Identificar o que deseja de um consultor ajudará a encontrar o ajuste ideal para você. Por exemplo, se precisar de orientação com os impostos, é preferível procurar um consultor especializado neste assunto.

Nossos serviços

A gestão financeira é um aspecto importante para crescimento dos resultados da empresa. Nesse viés, também oferecemos serviços para auxiliar os gestores a estruturar essa base, como: valuation, estruturação financeira e análise financeira.

Consultoria em Finanças Calculadora relatório

Estudo de viabilidade financeira

A maioria das pessoas que buscam esse serviço são empreendedores que precisam de eficiência e atenção para a realidade financeira de seu projeto. Eles já entenderam a necessidade de um planejamento eficaz, que considere cada processo para abertura ou expansão de um negócio, portanto, querem distância da desorganização e da passividade em apenas aguardar bons resultados.

Ao contrário: eles desejam lucrar a médio prazo e estão construindo uma base sólida para alcançar este fim. A partir dessa análise, é possível conhecer os investimentos necessários para iniciar as atividades de um empreendimento, assim como analisar a projeção de receitas e gastos, para que indicadores financeiros sejam utilizados com a finalidade de atestar a viabilidade de um novo negócio.

As principais necessidades são entender qual o valor total deve ser investido em um novo empreendimento e avaliar a sua viabilidade financeira.

Nossa dica: informe ao profissional tudo que for necessário para que a assessoria possa ser profunda e livre de erros. Tracem, juntos, métricas realistas a curto, médio e longo prazo.

Análise e estruturação financeira

Empresários que têm problemas relacionados a gastos elevados, dificuldades em apurar lucros e desequilíbrio de caixa, buscam este serviço para ter maior entendimento sobre sua realidade financeira. Existe, nesses casos, uma carência por maior controle do que entra e sai do caixa, bem como do cenário geral em que está inserido.

Entre as principais dificuldades desses empreendedores estão: obtenção de informações úteis para a tomada de decisão, redução de custos, despesas e equilíbrio de caixa. Para conquistar sucesso, é necessário ir além da administração e capacidade inventiva. Por esse motivo, especialistas em análise e gestão financeira são importantes para equilibrar um negócio.

A equipe de assessoria do projeto deverá organizar os documentos contábeis para que se possa estruturar e classificar os gastos do contratante. É necessário fazer isso para analisar a realidade financeira da empresa, através do uso de indicadores. Para isso, é preciso ter em vista o objetivo de encontrar caminhos para aperfeiçoar a apuração de lucro.

Plano de negócio

Empresas que estão em processo de compra e venda, busca por investimentos ou dissolução de sociedade e precisam precificar o negócio de maneira concreta e eficaz, sem margem para nenhum tipo de erro, devem buscar este serviço.

Consultoria em Finanças gráficos gestão análise

A principal necessidade, neste caso, é obter um entendimento aprofundado sobre a estrutura de capital da empresa, bem como seus resultados históricos. Dessa maneira, será possível chegar no valor correto.

Através de análises dos dados históricos, a equipe encarregada deverá acessar as premissas macroeconômicas, e informações do setor de atuação. Ou seja, estabelecer o valor da empresa analisada, utilizando métodos consolidados.

Chegamos aonde queríamos? Esperamos que sim

Esses foram alguns exemplos de serviços que prestamos dentro da consultoria em finanças, área capaz de salvar ou derrubar  um negócio, seja ele novo ou com muitos anos de mercado.

Inclusive, para os empresários mais experientes, deixamos a nossa dica: é preciso estar atento às novidades do mercado, e sempre ser capaz de ouvir novas ideias e reinventar conceitos para o seu negócio.

Somos uma Empresa Jr. de administração em Salvador, com 31 anos atuando nas áreas de marketing, finanças, processos e pessoas. Além disso, realizamos consultoria em planejamento de novos negócios, podendo abarcar duas ou mais áreas, como fizemos em diversos projetos.