Toda empresa precisa se adaptar e inovar para continuar competitiva no mercado. Essa adaptação e inovação é também uma evolução. Todos os dias as empresas e organizações precisam trabalhar para ser melhor do que o dia anterior.

Do contrário, logo se tornará uma empresa ultrapassada e verá o seu nível de competitividade em queda. Além da necessidade natural de adaptação, há ainda um fator a ser considerado que é próprio dos tempos atuais:

As mudanças estão ocorrendo muito rapidamente!

E isso exige das empresas não apenas disponibilidade para mudanças constantes, mas também flexibilidade e revisão contínua do modelo de negócio, dos produtos e serviços, da estratégia e das práticas de gestão adotadas.

Tudo isso, porém, não ocorre em um momento de pausa da empresa: é em meio a todas as demais obrigações! Como captar novos clientes e vender, manter os clientes atuais, pagar contas, gerenciar os funcionários, e tantas outras atividades que os administradores, gestores e líderes devem trabalhar para aperfeiçoar o seu negócio. E conciliar todas essas atividades não é tarefa fácil. É nesse momento que surge o auxílio da consultoria organizacional. O trabalho de uma consultoria organizacional não é algo à parte do dia-a-dia da empresa e tampouco uma atividade a ser terceirizada. Trata-se de uma parceria estabelecida entre a empresa de consultoria e a pequena empresa interessada em crescer.

O consultor organizacional não é um profissional que assume as atividades gerenciais e estratégicas da sua empresa em forma de terceirização. Nem serve para tirar de sua empresa a obrigação ou responsabilidade de realizá-la. É aquele que trabalha em conjunto com a sua empresa para somar e multiplicar em favor dos objetivos definidos.

planejamento sincronizado

É nesse trabalho conjunto, unindo o conhecimento e as experiências do consultor e do cliente, que as soluções surgem, o resultado é alcançado em um menor tempo e os negócios são impulsionados. Por isso dizemos que uma consultoria organizacional é para a pequena empresa que deseja crescer e se aprimorar, e que aceita essa ajuda que os consultores podem oferecer.

 

UMA PEQUENA EMPRESA PODE CONTRATAR UMA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL?

 

Um engano comum dos empresários e gestores é acreditar que consultoria organizacional é algo restrito apenas para grandes empresas. Ou até para empresas com bastante recursos financeiros para investir. Isso não é verdade.

Atualmente é totalmente possível e viável para uma pequena empresa contratar uma consultoria organizacional e contar com o auxílio, presença e experiência de consultores que podem colaborar para o desenvolvimento do seu negócio. É fundamental, porém, que o empresário certifique-se de que essa empresa de consultoria possui, de fato, experiência no atendimento de empresas no porte, condições e características de sua empresa. Pois assim como há no mercado muitas pequenas empresas e cada uma possui a sua realidade e objetivos, o mesmo pode-se dizer quanto às empresas de consultoria organizacional.

 

INVESTIMENTO NA PRÓPRIA EMPRESA PARA ORGANIZAR E CRESCER

 

Outro fator importante é ter em vista que contratar uma consultoria organizacional é um investimento na própria empresa. Portanto, não se trata de apenas mais uma despesa ou conta a pagar. Quando a contratante enxerga a consultoria dessa forma, há grande chance de o trabalho não ser realizado com sucesso. E tampouco obtém-se um resultado fabuloso em pouquíssimo tempo.

cotação de preços

Assim, ao contratar uma consultoria organizacional, tão mais importante do que ter em vista a situação atual da pequena empresa, é ter diante dos olhos o futuro esperado para a empresa. De certo a consultoria trabalhará para que sua empresa alcance melhores resultados desde já. No entanto, os efeitos do trabalho serão sentidos principalmente com o passar do tempo.

Esse material foi desenvolvido para ajudar os empresários e gestores a compreender como funciona o trabalho de uma consultoria organizacional . Além dos benefícios de contratar esse serviço e como tomar a melhor decisão.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Comunicação interna: 5 dicas para aperfeiçoar na empresa.