Quem já empreende ou quer empreender, com certeza já ouviu falar da importância de um bom gerenciamento da parte financeira.

Portanto,

todos os anos, milhares de empresários vivem com receio do ‘’fantasma’’ do fechamento. E isso tem ligação direta com o planejamento financeiro e o capital de giro!

capital de giro

Além disso, para iniciar qualquer negócio, é preciso ter recursos para iniciar a operação.

Mas, e de quanto você precisa para manter o seu empreendimento no dia a dia?

Portanto, é para responder essa pergunta que você precisa conhecer o conceito de Capital de Giro.

O Capital de Giro nada mais é do que a quantidade de recursos que você precisa ter para financiar as operações da sua empresa regularmente. Além disso,  é possível bancar os gastos com compra de matéria-prima ou ferramentas para a prestação de um serviço.

 

Quais são os problemas de um mau gerenciamento?

Com uma administração ineficiente, pode ser que o seu negócio precise recorrer à credito ou financiamento em algum banco. Situação esta que não é a ideal, pois pode acarretar em um grande endividamento por parte do gestor. Algumas ações para melhorar a questão do capital de giro são por exemplo:

  • Negociar dívidas para o longo prazo
  • Cuidado com a administração dos inadimplentes
  • Conhecer o fluxo de caixa, prazos de pagamento e circulação de estoques
  • Políticas de redução de custos

Após entender a importância do bom gerenciamento do Capital de Giro, é hora de aprender, definitivamente, como calcular!

potencial de mercado

Primeiro, você precisa entender dois conceitos.

Ativo Circulante: são os bens e direitos da sua organização que podem ser convertidos em dinheiro em um curto período. Exemplos de Ativos Circulantes são a conta Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Contas a Receber, etc.

Passivo Circulante: são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano. Exemplos de Passivos Circulantes são a Conta Fornecedores, a Conta Contas a Pagar, a Conta Empréstimos, etc.

Ao ter conhecimento sobre essas contas na sua empresa, você pode utilizar a fórmula:
Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Agora, você, gestor, sabe o quanto precisa ter em caixa para financiar as operações diárias da sua organização. É importante frisar a importância da ajuda de um contador para que tudo esteja correto!

É válido se atentar, também:

– Fatores que levam à diminuição do capital de giro
Redução de vendas
Crescimento da inadimplência
Aumento das despesas financeiras
Aumento de custos

O capital de giro líquido (CGL) é influenciado pelo
Volume de vendas
Volume de compras
Custo das vendas
Pagamento de compras

Portanto,

administrar o Capital de Giro é analisar o momento atual, faltas e sobras de recursos e os resultados das tomadas de decisão. Agora que você já conhece o Capital de Giro da sua empresa, é hora de geri-lo com atenção!

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos.

Em suma,

você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Potencial de Mercado: como calcular e analisar.