Todo mercado possui as suas tendências de consumo. Por isso, não importa o porte da sua empresa, é fundamental descobrir essas tendências e estar preparado para lidar com elas.

Na verdade, estão relacionados às demandas dos consumidores atuais e às ofertas do mercado que já existem atualmente. Ao menos parcialmente – mas que ganharão força no futuro. Porém, acompanhar as tendências de consumo não se trata de uma análise do futuro. É uma análise do presente, tendo em conta o histórico para prever cenários futuros.

 

1 – O futuro está chegando mais rápido

 

Há alguns anos, filmes e seriados apresentavam soluções tecnológicas como algo totalmente futurístico, de um futuro muito distante e remoto. Sabíamos que um dia aquela inovação chegaria, mas permanecia sendo algo distante e reservada para poucos.

Hoje, porém, a distância entre aquilo que se prevê para o futuro e o que se torna realidade é muito mais curta. Em pouquíssimos anos as pessoas mudaram muitos comportamentos. Principalmente no que diz respeito à vida digital, e continuarão em evolução. Por isso, as empresas que acreditam que “tudo continuará como está por longos anos” precisam revisar a forma de pensar e se atualizar.

As mudanças estão ocorrendo mais rapidamente e exigindo das empresas uma resposta mais rápida. Além de disposição contínua para se adaptar à novos cenários. Acompanhar as tendências de consumo – isto é, em que direção está caminhando e qual a forma que os produtos e serviços do seu mercado estão sendo consumidos e quão diferente está do que um dia já foi – é uma forma de se preparar para esse futuro já tão presente.

infoprodutos

 

2 – A preparação é realizada no hoje

 

Outro motivo para acompanhar as tendências de consumido é a necessidade de cada vez mais tornar a sua empresa ativa. E não apenas reativa! A grande parte das empresas apenas responde ao que já está acontecendo. Porém, na maioria das vezes responde atrasada em relação às empresas inovadoras e mais competitivas.

Quando uma empresa passa a acompanhar as tendências do mercado em que atua, ela tem condições de preparar a sua estrutura, os seus funcionários e a sua estratégia para responder com mais eficácia às oportunidades e ameaças que surgirão.

 

3 – Oportunidades podem surgir

 

Por fim, um motivo muito plausível para olhar para o presente e para o futuro e identificar tendências é que muitas oportunidades estão escondidas nessas tendências, e quem percebê-las primeiro e estiver preparado para aproveitá-las com certeza se destacará e terá muitos benefícios.

Se algo é uma tendência de consumo significa que ainda não é consumido pela grande massa do público, mas que possivelmente logo será. As empresas que conseguirem ser pioneiras estarão mais sólidas quando a demanda aumentar e responderão com mais agilidade e satisfação aos novos consumidores.

 

4 – Acompanhar as tendências de consumo continuamente

 

Se estamos vivendo uma era de mudanças profundas e cada vez mais frequentes, também as tendências de consumo tendem a se modificar (confirmando ou alterando aquilo que era previsto). E com uma intensidade também enorme! Daí a importância de não apenas identificar as tendências esporadicamente, mas de monitorar o mercado.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Pesquisa de mercado: como pode alavancar seu negócio.